Não somos muito dados a datas
comemorativas, no entanto abrimos uma excepção para assinalar hoje o Dia
Mundial do Professor. Tendo o feriado de 5 de Outubro calhado a meio da semana
e não junto a um fim-de-semana, não serve para grande coisa, nem sequer dá para
mudar de ares e ir dar uma volta.
Como calculamos que compartilhem connosco esta sensação de não se
saber muito bem o que fazer com este dia livre, assinalamos o Dia Mundial do
Professor deixando-vos cinco propostas cinematográficas relativas a filmes
sobre professores.
Qualquer um dos filmes é excelente e está disponível nas
múltiplas plataformas digitais e/ou no YouTube. Em qualquer dos casos, as cenas
cujos links vos deixamos, valem por si mesmas.
Quadro Negro (2000 - Irão)
Este filme conta-nos a história de professores que andam com o quadro negro às costas por entre as montanhas, de aldeia em aldeia, à procura de alunos! O filme foi realizado por Samira Makhmalbaf e no link abaixo vemos uma cena em que um grupo de professores caminha pelos meio das montanhas e conversa sobre as suas experiências profissionais.
A Turma (2008 -França)
O professor e romancista François Bégaudeau interpreta uma versão de si próprio numa escola dos arredores de Paris com estudantes provenientes de diferentes culturas. O filme foi realizado por Laurent Cantet e no link abaixo vemos uma cena em que o professor tenta que uma aluna se desculpe pelo seu comportamento insolente durante a aula.
Amacord (1973 - Itália)
É uma comédia na qual Frederico Fellini encena as suas recordações do tempo em qua andou na escola, “amacord” significa “recordo-me” no dialecto romano. Aparecem todo o tipo de professores com as suas manias, tiques e peculiaridades. Os alunos fazem de tudo para os deixar mal-vistos. No link abaixo vemos uma cena que se inicia no dia em que fotógrafo vai à escola.
Sementes de violência (1954 -EUA)
O filme conta-nos a história de um professor de inglês em início de carreira. Foi colocado numa escola de um bairro nova-iorquino conhecido pelos seus problemas de exclusão social e violência. Ainda assim, o professor está determinado a fazer o seu trabalho. O filme foi realizado por Richard Brooks e no link abaixo vemos uma cena com o primeiro dia de aulas.
Os quatrocentos golpes (1968 -França)
O filme narra a história de Antoine Doinel, um jovem de 14 anos, que se rebela contra o autoritarismo da escola. “Les quatre cents coups” é uma expressão francesa cujo equivalente em português seria qualquer coisa como “fazer o diabo a quatro" ou “fazer trinta por uma linha”.
Foi realizado por François Truffaut e no link abaixo vemos uma cena na qual decorre a aula de Educação Física.
Comentários
Enviar um comentário