Avançar para o conteúdo principal

Serão os franceses tolos? Será que não aprenderam História na escola?

O que pensarão os franceses desta imagem? O que nela vemos é um pensionista a gozar alegremente a sua reforma numa das muitas estâncias de lazer que existiam nesse antigo “paraíso dos trabalhadores”: a histórica e já extinta U.R.S.S.

 

Respondendo às nossas perguntas iniciais, estamos em crer que genericamente os franceses não são tolos. Pelo menos, não o serão mais que os ingleses, os alemães, os chineses, os portugueses ou qualquer outro povo. Estamos também em crer, que os franceses aprenderam História na escola. No entanto, parecem ser muitos os que se esqueceram da matéria dada.

Vieram estas questões a propósito de o Presidente Macron e respetivo governo terem imposto a aumento da idade da reforma dos 62 para os 64 anos, e dos subsequentes protestos e desacatos que essa medida desencadeou.

 

Não sendo nós especialistas no sistema de pensões francês, parece-nos mais ou menos óbvio, que face à diminuição da taxa de natalidade e à subida da taxa média da esperança de vida, aumentar a idade da reforma é uma medida adequada, racional e evidente.

Em França, como no resto do mundo, as contas são simples de se fazer, se há menos gente a descontar para o sistema de pensões e mais gente a dele beneficiar e durante mais tempo, a única solução possível para o financiar é aumentar a idade da reforma.

Foi precisamente isso o que fizeram praticamente todos os países europeus desde há anos a esta parte. Em síntese, não há nessa decisão grande ciência, é tão simples como dois mais dois serem quatro.

 

Não sendo os franceses tolos, estes factos deveriam ser facilmente compreensíveis. Contudo, as extremas esquerdas e as extremas direitas francesas estão contra e uniram-se nessa “causa”.

Usando intensamente as redes sociais para amplificar as suas mensagens, conseguiram transformar a resolução racional de uma questão técnico-económica acerca do modo como financiar o sistema de pensões, numa questão que faz abanar o regime e traz milhares e milhares de pessoas para as ruas.

Olhamos para as imagens televisivas das manifestações em Paris e ficamos perplexos. É desconcertante ver jovens estudantes acabadinhos de sair da adolescência, a protestar energicamente contra a obrigação de quando daqui a décadas eventualmente chegarem aos 62 anos de idade, terem de trabalhar por mais dois anos.

Às extremas direitas e às extremas esquerdas francesas, tudo lhes serve para trazer gente para a rua. Sejam os protestos justos ou simplesmente tolos, o que lhes importa é que haja agitação, contestação, descontentamento e tumultos.

Quanto mais melhor, pois o objetivo final é que o regime abane, caia e de seguida venha a “revolução”.

Para uns, a desejada revolução será à direita, para outros, à esquerda. As extremas desejam revoluções de sentido oposto, contudo, até que se chegue a “esses amanhãs que cantam”, o caminho que irão percorrer é o mesmo, ou seja, o de agitar ódios irracionais nas redes sociais e trazer o povo para as ruas para partir a loiça toda. Ah valentes!

 

"Idiota útil" é um termo político depreciativo, com o qual se designa as pessoas que lutam por uma causa, sem terem plena consciência dos objetivos últimos dessa mesma causa.

Um “idiota útil” é normalmente um idealista que julga lutar por algo justo, mas que não vê, que aquilo pelo que luta, serve outros fins que não apenas os que estão à vista.

No fundo, os “idiotas úteis” são pessoas usadas cinicamente pelos líderes de uma qualquer causa para a prossecução dos seus próprios objetivos. 

O termo foi originalmente usado durante a Guerra Fria para descrever os “não comunistas” considerados permeáveis à propaganda e à manipulação comunista. Com o decorrer dos anos, o termo passou a ser usado nos mais diversos contextos políticos. Por exemplo, após a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, um antigo chefe da CIA classificou-o como sendo “o idiota útil de Putin".

 

Quem sabe alguma coisa da História do século XX, tem boas razões para desconfiar que tudo isto pode acabar muito mal e que a França pode estar a encaminhar-se para um abismo.

Mas a nossa esperança não morre, pois que a França é a pátria das artes, das luzes e da razão. Se em França há muito quem se dedique a explorar o descontentamento e a provocar tumultos e agitação, também há muito quem se dedique a pensar, a informar, a ensinar e a esclarecer. Como por exemplo, o canal televisivo Arte TV.

 


O canal Arte TV é financiado com verbas estatais e dedica-se exclusivamente a transmitir cinema de qualidade, programas sobre artes e letras, documentários com temáticas históricas e debates nos quais se analisa a atualidade de perspetivas que vão muito para além da espuma dos dias. Nada a ver com a RTP que, por coincidência, também é financiado com verbas do estado.

O Arte TV integra a maior parte dos pacotes das operadoras de telecomunicações portuguesas, razão pela qual, num destes dias tivemos oportunidade de assistir a um debate originalmente intitulado “Faire grève sert-il encore à quelque chose?”

Traduzido para português, o título seria algo como “Fazer greve serve ainda para alguma coisa?”.

O programa não é nenhuma espécie de “prós e contras” em que uns dizem umas coisas e outros o seu contrário e no final ficamos todos na mesma. É sim uma reflexão séria, com participantes de vários países da Europa, sobre o mundo em que atualmente vivemos.

Só para vos darmos um exemplo, há uma reportagem que nos leva até à Hungria, país onde o governo de Viktor Orban decidiu pura e simplesmente despedir sem mais nem direito a qualquer indemnização, os professores que não cumpriram os serviços mínimos exigidos aquando de uma greve.


Recordemos a História. Após a queda do Muro de Berlim, a Hungria teve a oportunidade de viver uns breves anos em democracia, porém, o descontentamento social foi explorado de modo a que ideias extremistas e radicais chegassem ao poder. E chegaram.

Hoje em dia, a Hungria tem um governo autoritário em que a democracia é mantida apenas em aparência. Mantém-se o funcionamento das instituições e há eleições, mas, no final, o que conta é a vontade do autocrata, Viktor Orban.

Abaixo deixamos-vos então o link do canal Arte TV através do qual se pode assistir à transmissão do programa “Faire grève sert-il encore à quelque chose?”.

É em francês, mas ainda assim, é a nossa singela contribuição para que cada um possa pensar por si próprio e não se deixe transformar num “idiota útil”:

https://www.arte.tv/fr/videos/106527-032-A/27/

 



 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os professores vão fazer greve em 2023? Mas porquê? Pois se levam uma vida de bilionários e gozam à grande

  Aproxima-se a Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. A esse propósito, lembrámo-nos que serão pouquíssimos, os que, como os professores, gozam do privilégio de festejarem mais do que uma vez num mesmo ano civil, o Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. Com efeito, a larguíssima maioria da população, comemora o Fim de Ano exclusivamente a 31 de dezembro e o Ano Novo unicamente a 1 de janeiro. Contudo, a classe docente, goza também de um fim de ano algures no final do mês de julho, e de um Ano Novo para aí nos princípios de setembro.   Para os nossos leitores cuja agilidade mental eventualmente esteja toldada pelos tantos comes e bebes ingeridos na época natalícia, explicitamos que o fim do ano letivo é em julho e o início em setembro. É disso que aqui falamos, esclarecemos nós, para o caso dessa subtil alusão ter escapado a alguém.   Para além da classe docente, são poucos os que têm esta oportunidade, ou seja, a de ter múltiplas passagens de ano num só e mesmo ano civil. Entre

Que bela vida a de professor

  Quem sendo professor já não ouviu a frase “Os professores estão sempre de férias”. É uma expressão recorrente e todos a dizem, seja o marido, o filho, a vizinha, o merceeiro ou a modista. Um professor inexperiente e em início de carreira, dar-se-á ao trabalho de explicar pacientemente aos seus interlocutores a diferença conceptual entre “férias” e “interrupção letiva”. Explicará que nas interrupções letivas há todo um outro trabalho, para além de dar aulas, que tem de ser feito: exames para vigiar e corrigir, elaborar relatórios, planear o ano seguinte, reuniões, avaliações e por aí afora. Se o professor for mais experiente, já sabe que toda e qualquer argumentação sobre este tema é inútil, pois que inevitavelmente o seu interlocutor tirará a seguinte conclusão : “Interrupção letiva?! Chamem-lhe o quiserem, são férias”. Não nos vamos agora dedicar a essa infrutífera polémica, o que queremos afirmar é o seguinte: os professores não necessitam de mais tempo desocupado, necessitam sim d

A propósito de “rankings”, lembram-se dos ABBA? Estavam sempre no Top One.

Os ABBA eram suecos e hoje vamos falar-vos da Suécia. Apetecia-nos tanto falar de “rankings” e de como e para quê a comunicação social os inventou há uma boa dúzia de anos. Apetecia-nos tanto comentar comentadores cujos títulos dos seus comentários são “Ranking das escolas reflete o fracasso total no ensino público”. Apetecia-nos tanto, mas mesmo tanto, dizer o quão tendenciosos são e a quem servem tais comentários e o tão equivocados que estão quem os faz. Apetecia-nos tanto, tanto, mas no entanto, não. Os “rankings” são um jogo a que não queremos jogar. É um jogo cujo resultado já está decidido à partida, muito antes sequer da primeira jogada. Os dados estão viciados e sabemos bem o quanto não vale a pena dizer nada sobre esse assunto, uma vez que desde há muito, que está tudo dito: “Les jeux sont faits”.   Na época em que a Inglaterra era repetidamente derrotada pela Alemanha, numa entrevista, pediram ao antigo jogador inglês Gary Lineker que desse uma definição de futebol, ao

Avaliação de Desempenho Docente: serão os professores uns eternos adolescentes?

  Há já algum tempo que os professores são uma das classes profissionais que mais recorre aos serviços de psicólogos e psiquiatras. Parece que agora, os adolescentes lhes fazem companhia. Aparentemente, uns por umas razões, outros por outras completamente diferentes, tanto os professores como os adolescentes, são atualmente dos melhores e mais assíduos clientes de psicólogos e psiquiatras.   Se quiserem saber o que pensam os técnicos e especialistas sobre o que se passa com os adolescentes, abaixo deixamos-vos dois links, um do jornal Público e outro do Expresso. Ambos nos parecem ser um bom ponto de partida para aprofundar o conhecimento sobre esse tema.   Quem porventura quiser antes saber o que pensamos nós, que não somos técnicos nem especialistas, nem nada que vagamente se assemelhe, pode ignorar os links e continuar a ler-nos. Não irão certamente aprender nada que se aproveite, mas pronto, a escolha é vossa. https://www.publico.pt/2022/09/29/p3/noticia/estudo-revela-dep

Aos professores, exige-se o impossível: que tomem conta do elevador

Independentemente de todas as outras razões, estamos em crer que muito do mal-estar que presentemente assola a classe docente tem origem numa falácia. Uma falácia é como se designa um conjunto de argumentos e raciocínios que parecem válidos, mas que não o são.   De há uns anos para cá, instalou-se neste país uma falácia que tarda em desfazer-se. Esse nefasto equivoco nasceu quando alguém falaciosamente quis que se confundisse a escola pública com um elevador, mais concretamente, com um “elevador social”.   Aos professores da escola pública exige-se-lhes que sejam ascensoristas, quando não é essa a sua vocação, nem a sua missão. Eventualmente, os docentes podem até conseguir que alguns alunos levantem voo e se elevem até às altas esferas do conhecimento, mas fazê-los voar é uma coisa, fazê-los subir de elevador é outra.   É muito natural, que sinta um grande mal-estar, quem foi chamado a ensinar a voar e constate agora que se lhe pede outra coisa, ou seja, que faça com que um el

És docente? Queres excelente? Não há quota? Não leves a mal, é o estilo minimal.

  Todos sabemos que nem toda a gente é um excelente docente, mas também todos sabemos, que há quem o seja e não tenha quota para  como tal  ser avaliado. Da chamada Avaliação de Desempenho Docente resultam frequentemente coisas abstrusas e isso acontece independentemente da boa vontade e seriedade de todos os envolvidos no processo.  O processo é a palavra exata para descrever todo esse procedimento. Quem quiser ter uma noção aproximada de toda a situação deverá dedicar-se a ler Franz Kafka, e mais concretamente, uma das suas melhores e mais célebres obras: " Der Prozeß" (O Processo) Para quem for preguiçoso e não quiser ler, aqui fica o resumo animado da Ted Ed (Lessons Worth Sharing):   Tanto quanto sabemos, num agrupamento de escolas há quota apenas para dois a cinco docentes terem a menção de excelente, isto dependendo da dimensão do dito agrupamento. Aparentemente, quem concebeu e desenhou todo este sistema de avaliação optou por seguir uma determinada esco

Pode um saco de plástico ser belo?

  PVC (material plástico com utilizações muito diversificadas) é uma sigla bem gira, mas pouco usada em educação. A classe docente e o Ministério da Educação adoram siglas. Ele há os os QZP (Quadros de Zona Pedagógica), ele há os NEE (Necessidades Educativas Especiais), ele há o PAA (Plano Anual de Atividades), ele há as AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), ele há o PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória), ele há a ADD (Avaliação do Desempenho Docente), ele há os colegas que se despedem com Bjs e Abc, ele há tantas e tantas siglas que podíamos estar o dia inteiro nisto.   Por norma, a linguagem ministerial é burocrática e esteticamente pouco interessante, as siglas são apenas um exemplo entre muitos outros possíveis. Foi por isso com surpresa e espanto, que num deste dias nos deparámos com um documento da DGE (Direção Geral de Educação) relativo ao PASEO, no qual se diz que os alunos devem “aprender a apreciar o que é belo” .  Assim, sem mais nem menos

Luzes, câmara, ação!

  Aqui vos deixamos algumas atividades desenvolvidas com alunos de 2° ano no sentido de promover uma educação cinematográfica. Queremos que aprendam a ver imagens e não tão-somente as consumam. https://padlet.com/asofiacvieira/q8unvcd74lsmbaag

Nas escolas há pormenores que entram pelos olhos adentro

  Talvez não haja no mundo país algum em que a atenção aos pormenores seja tão intensa como em Itália. É precisamente isso, o que distingue os italianos do resto do mundo.   Com efeito, a atenção aos pormenores explica muitas coisas acerca de Itália, desde a elegância no vestir até à tipicidade única da sua gastronomia popular, passando pela sua beleza urbana, pela arte e, inclusivamente, por certas características no modo como as equipas italianas jogam futebol.  A esse propósito, lembrámo-nos da seguinte história. Há uns anos, em 2016, numa escola no centro de Itália, Matteo, um “ragazzo” de oito anos, escreveu um texto no qual descreveu uma flor como sendo “petaloso”, ou seja, cheia de pétalas.   Em italiano, pétala é uma palavra do género masculino, daí o “petaloso”. Como em português, pétala é uma palavra do género feminino, nós vamos traduzi-la por “petalosa”.   A palavra não existia, nem em italiano, nem em nenhuma outra língua. Nenhum dicionário a acolhia. Contudo, a pr

Se a escola não mostrar imagens reais aos alunos, quem lhas mostrará?

  Que imagem é esta? O que nos diz? Num mundo em que incessantemente nos deparamos com milhares de imagens desnecessárias e irrelevantes, sejam as selfies da vizinha do segundo direito, sejam as da promoção do Black Friday de um espetacular berbequim, sejam as do Ronaldo a tirar uma pastilha elástica dos calções, o que podem ainda imagens como esta dizer-nos de relevante? Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no pré-escolar a idade média dos docentes é de 54 anos, no 1.º ciclo de 49 anos, no 2.º ciclo de 52 anos e no 3.º ciclo e secundário situa-se nos 51 anos. Feitas as contas, é quase tudo gente da mesma criação, vinda ao mundo ali entre os finais da década de 60 e os princípios da de 70. Por assim ser, é tudo gente que viveu a juventude entre os anos 80 e os 90 e assistiu a uma revolução no mundo da música. Foi precisamente nessa época que surgiu a MTV, acrónimo de Music Television. Com o aparecimento da MTV, a música deixou de ser apenas ouvida e passou