Avançar para o conteúdo principal

Alunos e certos professores do Liceu Camões e da Escola António Arroio, armaram-se em românticos


Primeiro uma declaração: nós não somos negacionistas ambientais, bem pelo contrário. 

Dito isto, na passada sexta-feira, os estudantes do antigo Liceu Camões e da Escola António Arroio em Lisboa fecharam os ditos estabelecimentos de ensino, para se manifestarem a favor do fim dos fósseis até 2030, ou seja, até daqui a três anos e uns meses.

Pelas imagens vistas na Tv’s e nos jornais parece que foi muito giro e que os estudantes se divertiram bastante. Dançaram, cantaram, saltaram e gritaram, em síntese, foi um dia em cheio.


É certo que se não se usassem fósseis, a poluição atmosférica urbana baixaria drasticamente, reduzindo de imediato as taxas de asma, de doenças cardiovasculares e de cancros associados ao uso e à queima desses combustíveis.

É igualmente certo, que a longo prazo, e para conter o aquecimento global e travar a escalada de eventos climáticos extremos, a humanidade terá de ir fazendo uma transição para outros tipos de energia, que não a fóssil, mas dito isto, tudo o mais é incerto.

Em boa verdade, os estudantes do Liceu Camões e da Escola António Arroio são uns românticos. 
O Romantismo surgiu em plena Revolução Industrial, no final do século XVIII e atingiu o seu auge entre 1800 e 1850.

À medida que as cidades se tornavam cinzentas, poluídas e mecânicas, os românticos passaram a idealizar a natureza como o derradeiro reduto da pureza, da liberdade e da autenticidade. Para os poetas, músicos e pintores românticos, a natureza deixou de ser um mero pano de fundo.

Os românticos "inventaram" a natureza, sem eles, o turismo ecológico, a pintura de paisagem e até as bases do ambientalismo actual não existiriam da forma em que as conhecemos.

Afirmar que os românticos “inventaram” a natureza não significa que as árvores, as montanhas ou os rios não existissem antes deles. Significa sim, que o movimento Romântico transformou radicalmente a nossa percepção cultural, estética e emocional do mundo natural, moldando a forma como nos relacionamos com ele até aos dias de hoje.

Alexander von Humboldt (1769–1859) foi um geógrafo, naturalista e explorador alemão, sendo considerado um dos fundadores da geografia moderna e da ecologia. Para além de ter sido um grande cientista, foi também um romântico. Utilizava um método científico e rigoroso, possuía instrumentos de grande precisão, porém, a sua visão da natureza era profundamente mística, descrevendo-a como um "todo animado pelo sopro da vida”.

Aqui há uns anos foi publicada uma excelente biografia de Alexander von Humboldt, talvez os estudantes do Liceu Camões e da Escola António Arroio a pudessem ler e assim perceber que as suas reivindicações, anseios e ideais climáticos já têm uns quantos séculos.


A título didáctico, vejamos como seria um dia na vida do jovem estudante Joca em 2030, caso nesse ano já não se usassem fósseis. Aqui fica:

O despertador de plástico biodegradável de microalgas do Joca não tocou às 7h, como estava previsto. Meio a dormir, Joca esticou o braço para ver as horas, mas a luz do ecrã do despertador não ligou.
- Bolas, o vento parou durante a noite - resmungou apercebendo-se que a sua PowerBank eléctrica doméstica, alimentada pela mini-eólica do telhado, tinha entrado em hibernação.

Já atrasado e sem electricidade de reserva, o Joca teve de enfrentar o primeiro grande dilema do mundo pós-fóssil, o banho matinal. Sem gás, a água vinha directamente do reservatório solar termodinâmico. O problema era que a água estava à temperatura ideal para criar pinguins. O Joca optou por tomar um banho ligeiro com duas canecas de água aquecida num fogareiro a biogás feito de restos de batata. Lá se safou assim.

Na cozinha, o pequeno-almoço foi uma outra aventura. O café, que era agora um produto de luxo importado em consequência de os navios cargueiros movidos a amoníaco verde demorarem três meses a cruzar o Atlântico, tinha acabado.

- Vamos a isto, a um super-café de cevada e chicória biológica reciclada! - disse a si mesmo o Joca, enquanto tentava engolir a mistela. Ao abrir o frigorífico para tirar o leite de aveia, reparou que a embalagem tinha um furo. O novo bioplástico de amido de milho era óptimo para o ambiente, mas furava-se com muita facilidade.

Hora de ir para escola. O Joca caminhou até à paragem do autocarro. O veículo, movido a hidrogénio era silencioso e limpo, mas havia um pequeno detalhe técnico, devido à crise global de chips e à escassez de lítio para as novas baterias, os autocarros eram infrequentes pois estavam muitas vezes parados por falta de energia. Quando veio, o autocarro vinha cheio.

Lá dentro, o Joca viajou colado ao casaco de um outro passageiro. O casaco era feito de fibra de urtiga e cânhamo. Sustentável sim, mas pica muito, pensou o Joca enquanto tentava não respirar o hálito a kombucha de mais de metade dos restantes passageiros.

Na escola, o pânico instalou-se às 11h00. A esferográfica do professor, uma relíquia guardada num cofre, feita de plástico petroquímico verdadeiro, tinha ficado sem tinta.
- Alguém tem um esferográfica de tinta à base de soja e carvão vegetal? - gritava o professor pelos corredores, em histeria.

Na realidade, a tinta à base de soja e carvão vegetal, ainda assim era mais fiável do que a das canetas de bambu, que deixava o papel reciclado, que absorve tudo, molhado e em muito mau estado.

À hora de almoço, o Joca foi ao supermercado. Comprou uma maçã. O funcionário pesou-a e colou a etiqueta directamente na casca da fruta, com uma cola comestível feita de mel e resina de pinheiro. O sabor da maçã não era lá grande coisa, mas enfim, há que fazer sacrifícios pelo planeta.

Ao fim do dia, o Joca regressou a casa, exausto. O vento tinha voltado e as luzes já piscavam. Decidiu relaxar, calçar os seus ténis favoritos, feitos de cortiça e micélio (raízes de cogumelos) e ir correr no parque. Começou a chover.

Em minutos, os cogumelos dos ténis absorveram a humidade, expandiram e o Joca percebeu que estava a calçar dois cogumelos gigantes e moles que se desfaziam a cada passada. Voltou para casa descalço. Deitou-se na sua cama com lençóis de fibra de eucalipto, olhou para o alto e pensou: “A natureza está salva”.

Abaixo um quadro do pintor romântico alemão, Caspar David Friedrich.


O Romantismo Inventou o "olhar moderno" sobre a natureza, pela primeira vez, montanhas escarpadas, florestas densas e tempestades deixaram de ser vistas como lugares perigosos e selvagens e passaram a ser admiradas pela sua grandiosa beleza.

O desejo romântico de preservar a "natureza intocada" inspirou os primeiros movimentos de conservação ambiental, sendo que, a ecologia actual é herdeira directa desse anseio.

Antes do romantismo, as montanhas, florestas densas e pântanos eram vistos como locais perigosos, feios e sem valor. O Romantismo inverteu essa percepção transformando a natureza intocada num local de elevação espiritual e pureza.

A ecologia actual ao procurar criar santuários naturais, reservas biológicas e ao defender as espécies ameaçadas, deriva desta sacralização do mundo selvagem iniciada pelos românticos.

Os românticos foram os primeiros a manifestar uma profunda melancolia pela destruição das paisagens rurais devido à expansão das fábricas, caminhos-de-ferro e minas de carvão, a ecologia actual partilha desse mesmo melancólico sentimento de perda face à extinção de certas espécies e às alterações climáticas.


Provavelmente, os estudantes-manifestantes do Liceu Camões e da Escola António Arroio nunca terão ouvido expressões como “colonialismo verde” ou “gentrificação verde”.

Comecemos pelo “colonialismo verde” que consiste no seguinte: para que os países ricos, incluindo Portugal, possuam automóveis eléctricos e energia limpa, é necessário uma quantidade massiva de minérios como lítio, cobalto e cobre. A extracção desses recursos ocorre maioritariamente em países da América Latina e de África, e tem como consequência a destruição de ecossistemas locais, o esgotamento de fontes de água e a expulsão de povos indígenas dos seus territórios.

Vejamos agora o que é a “gentrificação verde”. Um bairro citadino recebe investimentos ecológicos: um novo parque, a recuperação de um rio urbano ou a plantação massiva de árvores. A zona torna-se visualmente mais apelativa e saudável. O mercado imobiliário aproveita este "apelo verde" para construir novos edifícios e reabilitar os antigos a preços muito mais elevados.

Os pequenos negócios tradicionais, mercearias ou cafés de bairro, fecham devido ao aumento das rendas e são substituídos por lojas de conveniência orgânicas, estúdios de ioga e cafés lounge orientados para o novo público com maior poder de compra. Incapazes de suportar a subida das rendas, dos impostos imobiliários e do custo de vida em geral, os antigos moradores são forçados a mudar-se para a periferia.

Vários investigadores identificaram a zona de Braço de Prata em Lisboa como um exemplo clássico de gentrificação verde. Marvila é uma freguesia historicamente operária que albergou grandes indústrias e bairros sociais. A reconversão urbana da frente do Tejo de Marvila e a criação do Parque Ribeirinho do Oriente, tiveram como consequência o surgir de um “apelo ecológico”.

A proximidade do novo parque foi amplamente utilizada no marketing de novos empreendimentos de luxo. Estudos indicam que o preço por metro quadrado nesta linha ribeirinha disparou para valores substancialmente superiores aos anteriores.

A população idosa e a classe trabalhadora local, que suportaram os custos ambientais da era industrial, encontram-se agora sob forte pressão de exclusão e substituição por novos residentes de rendimentos elevados, pois são incapazes de aceder à habitação "sustentável" criada no local onde sempre viveram.

Abaixo uma imagem do Prata Riverside Village, em Marvila, junto ao Tejo.


Vejamos agora quais seriam as consequências de acabar com os fósseis até 2030. Logo de imediato dar-se-ia o colapso das cadeias de abastecimento globais, haveria crises energéticas generalizadas e o desemprego aumentaria de uma forma nunca antes vista.

Milhões de empregos directos e indirectos nas indústrias de extracção, refinação, transporte e distribuição seriam eliminados. Os eventuais novos "empregos verdes" exigem competências diferentes, que não se desenvolvem de um dia para o outro.

Cerca de 90% do transporte mundial, rodoviário, marítimo e aéreo, paralisaria. A distribuição de alimentos, medicamentos e mercadorias pararia. A escassez imediata de energia faria os preços de qualquer produto disparar, gerando uma inflação global sem precedentes e crises de fome.

Sem plásticos e sintéticos, que são essenciais para equipamentos médicos como seringas, pacemakers e tubagens, as taxas de mortalidade disparariam. As fontes renováveis actuais, solar e eólica, dependem do clima. Sem o gás ou o carvão para fornecer energia de forma estável, quando não houvesse sol ou vento durante algum tempo, as redes eléctricas sofreriam apagões constantes e computadores e electrodomésticos não funcionariam.

Em resumo, muito embora a transição para energias renováveis seja necessária, a eliminação dos fósseis até 2030 ou nos anos subsequentes é pura e simplesmente inviável.

Abaixo uma foto publicada num jornal, de dois professores actualmente em exercício de funções no antigo Liceu Camões em Lisboa. Pelos vistos, juntaram-se aos protestos dos alunos da passada sexta-feira e decidiram exibir uma faixa com parvoíces.


Mais uma vez a título didáctico, vejamos desta vez como seria um dia na vida de um docente em 2030, caso nesse ano já não se usassem fósseis. Aqui vai:

Estamos no final do ano lectivo de 2030, o quente Verão já se faz sentir. A Professora Amélia ajustou os seus óculos com armação de bio-resina de batata, que tendem a amolecer se ela suar muito, e encarou a sua turma. Dar aulas num mundo sem petróleo era um desafio.

“Bom dia”, disse Amélia, “abram os vossos tablets de e-ink de baixa energia. Se não tiverem carga, usem o quadro.” O quadro era uma ardósia de xisto reaproveitada. O giz tradicional tinha sido substituído por um composto de casca de ovo prensada que chiava tanto que parecia um gato a ser mal tratado.

“Ó Professora”, interrompeu o Nuno, um aluno da fila da frente que vestia uma camisola de fibra de bambu que parecia um saco de batatas gourmet, “é verdade que antigamente as pessoas usavam esferográficas descartáveis que deitavam fora só porque ficavam sem tinta? Tipo... plástico verdadeiro?”

Amélia suspirou, recordando-se da sua juventude.
- Sim, Nuno. Hoje, como sabem, temos de partilhar a única caneta de recarga biológica de tinta de choco.

Dantes, a Amélia projectaria um belo Powerpoint ou um vídeo do YouTube. Agora, com a internet racionada a 50 megabytes por docente para evitar o aquecimento dos servidores locais, teria de ser criativa.

Mas pior do que as aulas, nesta era pós-fóssil, eram as reuniões de final de ano de professores. Mesmo com as janelas abertas, a sala de professores cheirava sempre a uma espécie de infusão de cidreira devido à roupa biológica de alguns docentes começar a fermentar com o calor.

O sol batia nas vidraças, o termómetro marcava 31 graus. O ambiente olfatitvo era uma experiência antropológica, o perfume de lavanda biológica misturava-se com o aroma a vinagre de maçã usado para limpar os quadros, e simultaneamente com o cheiro a transpiração de vinte docentes vestidos com fibras experimentais.

O Director, segurando um megafone de cartão enrolado, tomou a palavra:
- Colegas, devido ao corte de energia das 12h, as notas terão de ser gravadas em tabuinhas de cera de abelha reciclada. Peço-vos que usem uma caligrafia pequena para poupar cera. E, por favor, lembrem-se de não deixar as tabuinhas perto das janelas, pois podem derreter antes das reuniões de conselho de turma.

Nisto, a Professora Amélia desata a chorar. Devido ao calor extremo que fazia na sala, as tabuinhas de cera de abelha onde tinha cravadas as notas tinham começado a derreter. As notas estavam a escorrer pelas pernas da mesa abaixo, fundindo-se numa massa disforme de cera perfumada a mel.

O pânico instalou-se entre os professores ao verificarem que o mesmo sucedia às suas tabuinhas de cera. No meio da histeria geral de professores, o Director ergueu a voz para dizer:
- Calma, colegas! Resiliência!

De repente, o Director olhou para baixo e verificou que uma poça de cera de abelha biológica, tinha escorrido exactamente para a zona onde ele estava, tinha os sapatos colados ao soalho.

Atraídas pelo intenso aroma a cera, um enxame de vespas asiáticas aproximou-se. O que começou por ser um zumbido distante transformou-se, em poucos segundos, numa verdadeira invasão da sala de professores.
- Fechem as janelas! - gritou uma professora, tentando proteger-se com uma pasta de cartão reciclado.
- Não podemos! - respondeu um outro professor. - O trinco de bioplástico de milho não funciona com o calor e as janelas estão bloqueadas.

A confusão era geral. Vinte professores atiraram-se para debaixo das mesas. O Director, tentou chegar até à porta, mas a sala tinha-se transformado num tapete de cera, numa espécie de pista de patinagem biológica. Como era previsível, estatelou-se.

Neste entretanto, a Professora Amélia, que tinha um mata-moscas fabricado com um plástico rígido e resistente, um do tempo do fóssil, que tinha adquirido no mercado negro dos produtos fabricados com petróleo, ergueu-o como uma espada e com coragem e determinação conseguiu eliminar uma a uma as vespas asiáticas.

Todos celebraram a vitória da humanidade sobre a natureza e a extinção das vespas. E pronto, assim termina esta saga da era pós-fóssil e também este texto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os professores vão fazer greve em 2023? Mas porquê? Pois se levam uma vida de bilionários e gozam à grande

  Aproxima-se a Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. A esse propósito, lembrámo-nos que serão pouquíssimos, os que, como os professores, gozam do privilégio de festejarem mais do que uma vez num mesmo ano civil, o Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. Com efeito, a larguíssima maioria da população, comemora o Fim de Ano exclusivamente a 31 de dezembro e o Ano Novo unicamente a 1 de janeiro. Contudo, a classe docente, goza também de um fim de ano algures no final do mês de julho, e de um Ano Novo para aí nos princípios de setembro.   Para os nossos leitores cuja agilidade mental eventualmente esteja toldada pelos tantos comes e bebes ingeridos na época natalícia, explicitamos que o fim do ano letivo é em julho e o início em setembro. É disso que aqui falamos, esclarecemos nós, para o caso dessa subtil alusão ter escapado a alguém.   Para além da classe docente, são poucos os que têm esta oportunidade, ou seja, a de ter múltiplas passagens de ano num só e mesmo ano...

Que bela vida a de professor

  Quem sendo professor já não ouviu a frase “Os professores estão sempre de férias”. É uma expressão recorrente e todos a dizem, seja o marido, o filho, a vizinha, o merceeiro ou a modista. Um professor inexperiente e em início de carreira, dar-se-á ao trabalho de explicar pacientemente aos seus interlocutores a diferença conceptual entre “férias” e “interrupção letiva”. Explicará que nas interrupções letivas há todo um outro trabalho, para além de dar aulas, que tem de ser feito: exames para vigiar e corrigir, elaborar relatórios, planear o ano seguinte, reuniões, avaliações e por aí afora. Se o professor for mais experiente, já sabe que toda e qualquer argumentação sobre este tema é inútil, pois que inevitavelmente o seu interlocutor tirará a seguinte conclusão : “Interrupção letiva?! Chamem-lhe o quiserem, são férias”. Não nos vamos agora dedicar a essa infrutífera polémica, o que queremos afirmar é o seguinte: os professores não necessitam de mais tempo desocupado, necessitam s...

Se a escola não mostrar imagens reais aos alunos, quem lhas mostrará?

  Que imagem é esta? O que nos diz? Num mundo em que incessantemente nos deparamos com milhares de imagens desnecessárias e irrelevantes, sejam as selfies da vizinha do segundo direito, sejam as da promoção do Black Friday de um espetacular berbequim, sejam as do Ronaldo a tirar uma pastilha elástica dos calções, o que podem ainda imagens como esta dizer-nos de relevante? Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no pré-escolar a idade média dos docentes é de 54 anos, no 1.º ciclo de 49 anos, no 2.º ciclo de 52 anos e no 3.º ciclo e secundário situa-se nos 51 anos. Feitas as contas, é quase tudo gente da mesma criação, vinda ao mundo ali entre os finais da década de 60 e os princípios da de 70. Por assim ser, é tudo gente que viveu a juventude entre os anos 80 e os 90 e assistiu a uma revolução no mundo da música. Foi precisamente nessa época que surgiu a MTV, acrónimo de Music Television. Com o aparecimento da MTV, a música deixou de ser apenas ouvida e pa...

Chove na alma de Portugal - Capítulo III

Continuamos hoje esta nossa série de textos dedicados à alma portuguesa, sendo que nos dias que correm, só há uma certeza, a de que chove, e muito. A lusitana nação pode ser tudo ou não ser nada, mas o que é certo, é o que nos últimos tempos está constantemente toda encharcada. Não é comum vivermos desta forma, nesta espécie de contínuo dilúvio, mas ainda assim, é possível entrevermos a alma portuguesa, mesmo com tanta e tão intensa chuva. Para tal, nada melhor do que falarmos da poesia nacional. Vejamos para começarmos, este breve poema de Nuno Júdice (1949-2024): Chove como sempre. E, sempre que chove, as pessoas abrigam-se (as que não estavam à espera que chovesse); ou abrem, simplesmente, o chapéu-de-chuva - de preferência com fecho automático. Porque, quando chove, todos temos de fazer alguma coisa: até nós, que estamos dentro de casa. Vão, uns, até à janela, comentando: "Que Inverno!" sentam-se, outros, com um papel à frente: e escrevem um poema, como este. Diga-se de p...

A alma de Portugal cheira a peixe - Capítulo IV e final

  Para terminarmos esta nossa série de textos dedicados à alma de Portugal, vamos ser simultaneamente peixeiros, poéticos e populares. Todavia, não o seremos necessariamente por esta ordem, ou seja, iremos efabular acerca desta tríade de assuntos, peixes, poemas e uma música popular, mas sem estabelecermos qualquer hierarquia entre esses três temas. Poder-se-ia bem dizer que temos um triângulo de temáticas, ou seja, uma figura geométrica com três lados iguais e os respectivos vértices onde cada uma das linhas se encontra com as restantes. Significa isto, entre outras coisas, que hoje nos vamos concentrar na poesia nacional, no peixe fresco e numa canção popular, uma trindade que a nosso ver, reflecte plenamente a alma portuguesa. Comecemos por um dos vértices do dito triângulo temático, a saber, o que une peixe e poesia. Bem sabemos que nesta nossa amada pátria, há quem seja muito intelectual e que, por consequência disso, não goste de misturar poesia com peixe. Para a fina intelec...

American Friends

  Há muito quem por cá, e também pelo resto da Europa, sofra de um complexo de superioridade relativamente aos Estados Unidos da América. É certo que nos últimos tempos se têm verificado na grande nação norte-americana, alguns acontecimentos mais inusitados, contudo, e ainda assim, há poucas razões para alguém no chamado velho continente, se sentir superior às gentes dos bons USA.   São muitos os exemplos que se poderiam apresentar, de como os EUA´s são superiores à Europa em quase tudo o que fazem, todavia, nós escolhemos ao dia de hoje, centrar a nossa atenção em apenas um desses aspectos, a saber, na estreita e íntima relação existente entre universidades e arte.   Só para iniciarmos a conversa, veja-se a imagem abaixo do   Weisman Art Museum, pertencente à Universidade do Minnesota.                     O edifício do museu da Universidade do Minnesota foi...

A propósito de “rankings”, lembram-se dos ABBA? Estavam sempre no Top One.

Os ABBA eram suecos e hoje vamos falar-vos da Suécia. Apetecia-nos tanto falar de “rankings” e de como e para quê a comunicação social os inventou há uma boa dúzia de anos. Apetecia-nos tanto comentar comentadores cujos títulos dos seus comentários são “Ranking das escolas reflete o fracasso total no ensino público”. Apetecia-nos tanto, mas mesmo tanto, dizer o quão tendenciosos são e a quem servem tais comentários e o tão equivocados que estão quem os faz. Apetecia-nos tanto, tanto, mas no entanto, não. Os “rankings” são um jogo a que não queremos jogar. É um jogo cujo resultado já está decidido à partida, muito antes sequer da primeira jogada. Os dados estão viciados e sabemos bem o quanto não vale a pena dizer nada sobre esse assunto, uma vez que desde há muito, que está tudo dito: “Les jeux sont faits”.   Na época em que a Inglaterra era repetidamente derrotada pela Alemanha, numa entrevista, pediram ao antigo jogador inglês Gary Lineker que desse uma definição de futebol...

Avaliação de Desempenho Docente: serão os professores uns eternos adolescentes?

  Há já algum tempo que os professores são uma das classes profissionais que mais recorre aos serviços de psicólogos e psiquiatras. Parece que agora, os adolescentes lhes fazem companhia. Aparentemente, uns por umas razões, outros por outras completamente diferentes, tanto os professores como os adolescentes, são atualmente dos melhores e mais assíduos clientes de psicólogos e psiquiatras.   Se quiserem saber o que pensam os técnicos e especialistas sobre o que se passa com os adolescentes, abaixo deixamos-vos dois links, um do jornal Público e outro do Expresso. Ambos nos parecem ser um bom ponto de partida para aprofundar o conhecimento sobre esse tema.   Quem porventura quiser antes saber o que pensamos nós, que não somos técnicos nem especialistas, nem nada que vagamente se assemelhe, pode ignorar os links e continuar a ler-nos. Não irão certamente aprender nada que se aproveite, mas pronto, a escolha é vossa. https://www.publico.pt/2022/09/29/p3/noticia/est...

Aos professores, exige-se o impossível: que tomem conta do elevador

Independentemente de todas as outras razões, estamos em crer que muito do mal-estar que presentemente assola a classe docente tem origem numa falácia. Uma falácia é como se designa um conjunto de argumentos e raciocínios que parecem válidos, mas que não o são.   De há uns anos para cá, instalou-se neste país uma falácia que tarda em desfazer-se. Esse nefasto equivoco nasceu quando alguém falaciosamente quis que se confundisse a escola pública com um elevador, mais concretamente, com um “elevador social”.   Aos professores da escola pública exige-se-lhes que sejam ascensoristas, quando não é essa a sua vocação, nem a sua missão. Eventualmente, os docentes podem até conseguir que alguns alunos levantem voo e se elevem até às altas esferas do conhecimento, mas fazê-los voar é uma coisa, fazê-los subir de elevador é outra.   É muito natural, que sinta um grande mal-estar, quem foi chamado a ensinar a voar e constate agora que se lhe pede outra coisa, ou seja, que faça...

Luzes, câmara, ação!

  Aqui vos deixamos algumas atividades desenvolvidas com alunos de 2° ano no sentido de promover uma educação cinematográfica. Queremos que aprendam a ver imagens e não tão-somente as consumam. https://padlet.com/asofiacvieira/q8unvcd74lsmbaag