Avançar para o conteúdo principal

Escrever bem não é coisa que se aprenda na escola, só correctamente

 

A forma correcta de se escrever correctamente é corretamente e a forma correcta de se escrever correcta é correta. Palavras antigas como correctamente ou correcta deixaram de existir e foram substituídas por palavras tolas como corretamente e correta.

O que isto provocou foi o desfazer da ligação etimológica do português ao latim e a outras línguas europeias. Dito isto, nós estamos-nos nas tintas para o acordo ortográfico, pois gostamos de sentir, de escutar, de ler e de colocar nas palavras, em todas elas, os ecos, as memórias e as histórias das suas vidas e ancestrais origens.

Como é evidente, actualmente os professores ensinam nas escolas a ortografia oficial, essa que decorre do acordo. Assim sendo, é bastante provável que daqui a uns anos sejam muito raros os portugueses que saibam escrever bem.

É impossível escrever bem se porventura as palavras escritas não trouxerem consigo histórias, vozes e memórias. Provavelmente, daqui a uns tempos, o mais que se saberá é apenas escrever num português(?) correcto.

De uma coisa podemos estar todos certos, se muitos grandes escritores tivessem seguido os conselhos dos seus professores, o mais que seriam era medianos ou medíocres escribas.

Escrever bem não é somente uma graça de Deus, que ele concede a uns quantos eleitos, é efectivamente e também um processo, porém, quase sempre a escola falha em o ensinar, pois nela existe uma excessiva preocupação com as regras ortográficas e gramaticais, com a estrutura, a coerência e a sequência formal dos textos, e ainda com umas quantas coisas mais do mesmo exacto género.

Muitos serão os professores que dizem aos seus alunos que um texto deve ter sempre uma ordem, ou seja, um início, um desenvolvimento e um desfecho, todavia, talvez valesse também a pena de seguida citar-lhes Jean-Luc Godard: “Uma história deve ter um começo, um meio e um fim, mas não necessariamente por esta ordem.”

Na verdade, se tudo funcionar como é suposto, a escola ensina a mecânica da escrita, no entanto, escrever bem não é algo meramente mecânico, pois frequentemente quem melhor escreve são precisamente aqueles que subvertem totalmente essa mecânica.

Escrever bem na escola é ser obediente. Escrever bem na vida real é ser rebelde. A obediência às regras serve para garantir que o leitor nos entende, a rebeldia serve para garantir que o leitor nos sente.

E depois, ser rebelde na escola é coisa que não compensa, uma vez que na escola não se aprecia grandemente infrações e erros, sejam lá eles de que natureza forem, incluindo claro está, os na escrita.

Quando muito, tolera-se o erro com imensa paciência, como sendo este uma etapa inicial para se chegar ao correcto, agora o erro intencional, infractor e rebelde, é coisa bem pouco apreciada em contextos escolares.

Em resumo, na escola aprende-se a escrever correctamente, porém, escrever bem é coisa maior e diferente, que implica ter um carácter errante.


Faz agora trinta anos, que a poeta polaca Wisława Szymborska (1923-2012) recebeu o Prémio Nobel da Literatura. Num seu muito bem escrito poema intitulado “Possibilidades”, a poeta diz-nos “Prefiro o inferno do caos ao inferno da ordem”, e depois diz-nos também “Prefiro o ridículo de escrever poemas / ao ridículo de não os escrever.”

O que a poeta nos diz nesses versos, é que a escrita, a verdadeira e não a meramente oficial e utilitária, essa dos burocráticos relatórios ou de textos anódinos, tem sempre em si algo de errante, ou seja, de caótico e ridículo.

Bem podem os professores na escola dizer que aprender a escrever é coisa importante e séria, e claro que o é, contudo, a escrita só atinge um nível sublime, quando com rebeldia se liberta de toda essa seriedade oficial e corteja o erro, o caos, a desordem e o ridículo.

Já agora, aqui fica o poema completo de Wisława Szymborska:

Prefiro o cinema.
Prefiro os gatos.
Prefiro os carvalhos sobre o Warta.
Prefiro Dickens a Dostoievski.
Prefiro-me a gostar das pessoas
que a amar a humanidade.
Prefiro para uma emergência ter agulha e linhas.
Prefiro a cor verde.
Prefiro não afirmar
que a razão é a culpada de tudo.
Prefiro as excepções.
Prefiro sair mais cedo.
Prefiro falar de outras coisas com os médicos.
Prefiro as velhas ilustrações listradas.
Prefiro o ridículo de escrever poemas
ao ridículo de não os escrever.
Prefiro no amor os pequenos aniversários
para festejar todos os dias.
Prefiro os moralistas que nada me prometem.
Prefiro uma bondade algo prudente
a outra confiante em demasia.
Prefiro a terra à civil.
Prefiro os países conquistados
aos conquistadores.
Prefiro guardar as minhas reservas.
Prefiro o inferno do caos ao inferno da ordem.
Prefiro as fábulas de Grimm às primeiras páginas dos jornais.
Prefiro as folhas sem flores às flores sem folhas.
Prefiro os cães sem a cauda cortada.
Prefiro os olhos claros porque os tenho escuros.
Prefiro gavetas.
Prefiro muitas coisas que não menciono aqui
a outras também aqui não mencionadas.
Prefiro os zeros soltos
aos dispostos em fila para o número.
Prefiro o tempo de insectos ao de estrelas.
Prefiro fazer figas.
Prefiro não perguntar se ainda demora e quando é.
Prefiro tomar em consideração a própria possibilidade
de ter a existência o seu sentido.


Entre 1953 e 1981, Wisława Szymborska chefiou a secção “Correio Literário” do semanário polaco “Vida Literária”. Szymborska foi durante esse período responsável pela apreciação de poemas, contos e outros textos que os aspirantes a poetas e a escritores lhe enviavam para a redacção.

A editora portuguesa Flâneur publicou agora algumas das respostas e conselhos que Wisława Szymborska enviou aos candidatos a escritores e poetas. Esse é um livro que vale bem a pena ler, para se aprender o que é, e sobretudo o que não é, escrever bem. Dir-se-ia que é um manual às avessas sobre como escrever (ou como não escrever).

Um dia, Szymborska recebeu na redação da revista uns poemas de uma rapariga já crescida, que dizia o seguinte: “O meu noivo diz que sou muito bonita para escrever boa poesia. Que pensa sobre os poemas que lhe envio?”.

Tendo lido os poemas da moça, a elegante resposta de Szymborska foi sintética: “Acreditamos que seja efectivamente uma mulher muito bonita.”

Como já terão percebido, Szymborska tinha uma certa veia humorística, coisa que nem sempre é muito bem vista. As pessoas ditas sérias têm uma certa tendência para não apreciar o riso e o humor, porém, o que essas pessoas ditas sérias não sabem e nem sequer desconfiam, é que o oposto da seriedade não é o humor, mas sim o desleixo disfarçado.

O mal é que não raras vezes, o desleixo anda disfarçado de seriedade, mascarando-se com nobres intenções e profundos e sisudos sentimentos. Na escrita, o desleixo usa fantasias rebuscadas ou vistosas, assim o fazem certas hipotéticas almas poéticas, que ao invés de como Szymborska cortejarem na sua boa escrita o caos, a desordem e o ridículo, cortejam antes a gravidade, a disciplina e a solenidade.

Com efeito, quando uma dessas pretensas almas poéticas é acometida por uma torrente de fervorosos pensamentos que a impelem a sentar-se e a colocar no papel a abrupta enxurrada de nexos e de imagens que lhe vêm à mente, podemos estar certos que o que daí vai sair é um texto, um conto ou um poema extremamente grave, sentimental e circunspecto. Em resumo, uma xaropada, uma coisa desleixada ainda que não o pareça.

Na verdade, toda essa seriedade, mais não é do que uma rebuscada fantasia ou uma vistosa máscara do desleixo. Enfim, Deus nos livre e guarde das pretensas almas poéticas.

A reacção de Szymborska a essas hipotéticas almas poéticas é irrepreensível. Por exemplo, um pretendente a escriba enviou-lhe para a redacção os seus poemas e muito intranquilo questionou-a se porventura estaria “sendo ou não suficientemente poeta”. A resposta de Szymborska foi simples: “Em primeiro lugar dever-se-ia preocupar se tem algo a dizer. Sob esse aspecto estes seus poemas são estéreis.”


Pelos vistos, Szymborska recebia frequentes cartas com ameaças: por favor diga-me se os meus textos têm algum valor, porque se não o tiverem acabou-se, rasgarei tudo, despedir-me-ei dos sonhos de glória, ficarei desesperado, vou duvidar de mim mesmo, terei um colapso, começarei a beber, deixarei de acreditar no sentido da minha própria existência, etc, etc, etc.

Nestes casos, o que quer que Szymborska viesse a responder poderia ser perigoso. Se respondesse que os poemas ou a prosa são maus, poderia desencadear uma tragédia. Se respondesse que são bons, o autor ia convencer-se de vez que escreve bem e em cada ocasião em que estiver inspirado, insistirá em pôr por escrito as baboseiras que lhe vão pela alma.

O que a Szymborska não agradava, era que alguém pelo mero facto de gostar muito de escrever, se pusesse efectivamente a fazê-lo, ostentando pretensões poéticas e literárias. A dado momento faz a seguinte consideração: “E, no entanto, para alguém se tornar um sapateiro decente, não lhe basta ser um entusiasta do pé humano.”

Mas vejamos agora três dos bons e pertinentes conselhos, que Szymborska deu a quem bem escrever queria. Conselhos esses, que em certa medida vão em sentido oposto àqueles oficiais, que na escola dão os professores. Mas que importa isso? Na escola aprende-se a escrever com regras e correcção, lendo Szymborska aprende-se esse bem escrever que roça o caótico e o ridículo.

Primeiro, a autora acreditava que o poeta não deve explicar tudo ao leitor e criticava duramente os poemas tagarelas e didácticos. Para ela, a poesia vive do que fica por dizer.

Segundo, Szymborska combatia firmemente o sentimentalismo e o uso de adjectivos grandiloquentes, como por exemplo, "infinito", "eterno" ou "sagrado".

E terceiro, umas das suas maiores objecções aos pretensos poetas era a fixação que estes possuem por temas como a Dor, a Morte e o Amor com letra maiúscula. Ela defendia que a verdadeira literatura nasce dos objectos banais e da observação do comum quotidiano.


Para finalizarmos esta nossa viagem, teremos um outro poema de Wisława Szymborska, este intitulado “Despedida de uma paisagem”, que foi escrito em 1993, após a morte do escritor Kornel Filipowicz, o grande amor da sua vida.

Fiel aos conselhos que dava no “Correio Literário”, Szymborska evita o luto dramático, os gritos de dor e o desespero grandiloquente. Ao invés disso, fala-nos de forma contida sobre a indiferença da natureza perante a sua perda: “Não reprovo a primavera/ por começar de novo. / Não a culpo pelo facto /de cumprir a cada ano a sua obrigação.”

Uma hipotética alma poética tenderia a escrever que "o mundo perdeu a cor" ou que "o sol já não brilha", Szymborska faz o oposto, reconhece e aceita que no exterior tudo continua belo: “Não tenho rancor / da vista pela vista / da baía resplandecente de sol.”

A memória do amado Kornel Filipowicz não é invocada através de considerações metafísicas, mas sim através de simples elementos comuns da paisagem que outrora partilharam, como as águas de um rio ou a margem de um certo lago.

O poema termina com uma ruptura. O eu lírico decide não regressar ao lugar da sua própria dor. Ao abdicar do "privilégio da presença", Szymborska deixa um espaço em branco, um silêncio, a imensidão de uma ausência. Ela não precisa dizer "estou destroçada", é a própria paisagem, que continua intacta, que de forma subliminar o diz.

Aqui fica o muito bem escrito poema:

Não reprovo a primavera
por começar de novo.
Não a culpo pelo facto
de cumprir a cada ano
a sua obrigação.

Entendo que a minha tristeza
não deterá o verde.
Uma folha de relva, se oscila,
é só ao vento.
Não me causa dor saber
que os amieiros sobre as águas
têm de novo com que sussurrar.

Reconheço que
– como se ainda vivesses –
a margem de certo lago
segue bela como era.
Não tenho rancor
da vista pela vista
da baía resplandecente de sol.

Consigo até imaginar
outros, não nós,
sentados neste instante
no tronco de bétula caído.

Respeito o direito deles
ao sussurro, ao riso
e a um silêncio feliz.
Presumo até
que estejam apaixonados
e que ele a enlace
com um braço vivo.

Algo novo esvoaçante
farfalha na folhagem.
Meu desejo sincero
é que eles o ouçam.
Nenhuma mudança exijo
das ondas costeiras,
ora ligeiras ora lânguidas,
e que não me obedecem.

Nada reclamo
das águas profundas junto ao bosque,
ora esmeralda,
ora safira,
ora negras.

Só uma coisa não aceito.
A minha volta para lá.
Ao privilégio da presença –
renuncio.
Sobrevivi-te
só o bastante
para pensar de longe.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os professores vão fazer greve em 2023? Mas porquê? Pois se levam uma vida de bilionários e gozam à grande

  Aproxima-se a Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. A esse propósito, lembrámo-nos que serão pouquíssimos, os que, como os professores, gozam do privilégio de festejarem mais do que uma vez num mesmo ano civil, o Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. Com efeito, a larguíssima maioria da população, comemora o Fim de Ano exclusivamente a 31 de dezembro e o Ano Novo unicamente a 1 de janeiro. Contudo, a classe docente, goza também de um fim de ano algures no final do mês de julho, e de um Ano Novo para aí nos princípios de setembro.   Para os nossos leitores cuja agilidade mental eventualmente esteja toldada pelos tantos comes e bebes ingeridos na época natalícia, explicitamos que o fim do ano letivo é em julho e o início em setembro. É disso que aqui falamos, esclarecemos nós, para o caso dessa subtil alusão ter escapado a alguém.   Para além da classe docente, são poucos os que têm esta oportunidade, ou seja, a de ter múltiplas passagens de ano num só e mesmo ano...

Que bela vida a de professor

  Quem sendo professor já não ouviu a frase “Os professores estão sempre de férias”. É uma expressão recorrente e todos a dizem, seja o marido, o filho, a vizinha, o merceeiro ou a modista. Um professor inexperiente e em início de carreira, dar-se-á ao trabalho de explicar pacientemente aos seus interlocutores a diferença conceptual entre “férias” e “interrupção letiva”. Explicará que nas interrupções letivas há todo um outro trabalho, para além de dar aulas, que tem de ser feito: exames para vigiar e corrigir, elaborar relatórios, planear o ano seguinte, reuniões, avaliações e por aí afora. Se o professor for mais experiente, já sabe que toda e qualquer argumentação sobre este tema é inútil, pois que inevitavelmente o seu interlocutor tirará a seguinte conclusão : “Interrupção letiva?! Chamem-lhe o quiserem, são férias”. Não nos vamos agora dedicar a essa infrutífera polémica, o que queremos afirmar é o seguinte: os professores não necessitam de mais tempo desocupado, necessitam s...

Se a escola não mostrar imagens reais aos alunos, quem lhas mostrará?

  Que imagem é esta? O que nos diz? Num mundo em que incessantemente nos deparamos com milhares de imagens desnecessárias e irrelevantes, sejam as selfies da vizinha do segundo direito, sejam as da promoção do Black Friday de um espetacular berbequim, sejam as do Ronaldo a tirar uma pastilha elástica dos calções, o que podem ainda imagens como esta dizer-nos de relevante? Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no pré-escolar a idade média dos docentes é de 54 anos, no 1.º ciclo de 49 anos, no 2.º ciclo de 52 anos e no 3.º ciclo e secundário situa-se nos 51 anos. Feitas as contas, é quase tudo gente da mesma criação, vinda ao mundo ali entre os finais da década de 60 e os princípios da de 70. Por assim ser, é tudo gente que viveu a juventude entre os anos 80 e os 90 e assistiu a uma revolução no mundo da música. Foi precisamente nessa época que surgiu a MTV, acrónimo de Music Television. Com o aparecimento da MTV, a música deixou de ser apenas ouvida e pa...

Chove na alma de Portugal - Capítulo III

Continuamos hoje esta nossa série de textos dedicados à alma portuguesa, sendo que nos dias que correm, só há uma certeza, a de que chove, e muito. A lusitana nação pode ser tudo ou não ser nada, mas o que é certo, é o que nos últimos tempos está constantemente toda encharcada. Não é comum vivermos desta forma, nesta espécie de contínuo dilúvio, mas ainda assim, é possível entrevermos a alma portuguesa, mesmo com tanta e tão intensa chuva. Para tal, nada melhor do que falarmos da poesia nacional. Vejamos para começarmos, este breve poema de Nuno Júdice (1949-2024): Chove como sempre. E, sempre que chove, as pessoas abrigam-se (as que não estavam à espera que chovesse); ou abrem, simplesmente, o chapéu-de-chuva - de preferência com fecho automático. Porque, quando chove, todos temos de fazer alguma coisa: até nós, que estamos dentro de casa. Vão, uns, até à janela, comentando: "Que Inverno!" sentam-se, outros, com um papel à frente: e escrevem um poema, como este. Diga-se de p...

A alma de Portugal cheira a peixe - Capítulo IV e final

  Para terminarmos esta nossa série de textos dedicados à alma de Portugal, vamos ser simultaneamente peixeiros, poéticos e populares. Todavia, não o seremos necessariamente por esta ordem, ou seja, iremos efabular acerca desta tríade de assuntos, peixes, poemas e uma música popular, mas sem estabelecermos qualquer hierarquia entre esses três temas. Poder-se-ia bem dizer que temos um triângulo de temáticas, ou seja, uma figura geométrica com três lados iguais e os respectivos vértices onde cada uma das linhas se encontra com as restantes. Significa isto, entre outras coisas, que hoje nos vamos concentrar na poesia nacional, no peixe fresco e numa canção popular, uma trindade que a nosso ver, reflecte plenamente a alma portuguesa. Comecemos por um dos vértices do dito triângulo temático, a saber, o que une peixe e poesia. Bem sabemos que nesta nossa amada pátria, há quem seja muito intelectual e que, por consequência disso, não goste de misturar poesia com peixe. Para a fina intelec...

American Friends

  Há muito quem por cá, e também pelo resto da Europa, sofra de um complexo de superioridade relativamente aos Estados Unidos da América. É certo que nos últimos tempos se têm verificado na grande nação norte-americana, alguns acontecimentos mais inusitados, contudo, e ainda assim, há poucas razões para alguém no chamado velho continente, se sentir superior às gentes dos bons USA.   São muitos os exemplos que se poderiam apresentar, de como os EUA´s são superiores à Europa em quase tudo o que fazem, todavia, nós escolhemos ao dia de hoje, centrar a nossa atenção em apenas um desses aspectos, a saber, na estreita e íntima relação existente entre universidades e arte.   Só para iniciarmos a conversa, veja-se a imagem abaixo do   Weisman Art Museum, pertencente à Universidade do Minnesota.                     O edifício do museu da Universidade do Minnesota foi...

A propósito de “rankings”, lembram-se dos ABBA? Estavam sempre no Top One.

Os ABBA eram suecos e hoje vamos falar-vos da Suécia. Apetecia-nos tanto falar de “rankings” e de como e para quê a comunicação social os inventou há uma boa dúzia de anos. Apetecia-nos tanto comentar comentadores cujos títulos dos seus comentários são “Ranking das escolas reflete o fracasso total no ensino público”. Apetecia-nos tanto, mas mesmo tanto, dizer o quão tendenciosos são e a quem servem tais comentários e o tão equivocados que estão quem os faz. Apetecia-nos tanto, tanto, mas no entanto, não. Os “rankings” são um jogo a que não queremos jogar. É um jogo cujo resultado já está decidido à partida, muito antes sequer da primeira jogada. Os dados estão viciados e sabemos bem o quanto não vale a pena dizer nada sobre esse assunto, uma vez que desde há muito, que está tudo dito: “Les jeux sont faits”.   Na época em que a Inglaterra era repetidamente derrotada pela Alemanha, numa entrevista, pediram ao antigo jogador inglês Gary Lineker que desse uma definição de futebol...

Avaliação de Desempenho Docente: serão os professores uns eternos adolescentes?

  Há já algum tempo que os professores são uma das classes profissionais que mais recorre aos serviços de psicólogos e psiquiatras. Parece que agora, os adolescentes lhes fazem companhia. Aparentemente, uns por umas razões, outros por outras completamente diferentes, tanto os professores como os adolescentes, são atualmente dos melhores e mais assíduos clientes de psicólogos e psiquiatras.   Se quiserem saber o que pensam os técnicos e especialistas sobre o que se passa com os adolescentes, abaixo deixamos-vos dois links, um do jornal Público e outro do Expresso. Ambos nos parecem ser um bom ponto de partida para aprofundar o conhecimento sobre esse tema.   Quem porventura quiser antes saber o que pensamos nós, que não somos técnicos nem especialistas, nem nada que vagamente se assemelhe, pode ignorar os links e continuar a ler-nos. Não irão certamente aprender nada que se aproveite, mas pronto, a escolha é vossa. https://www.publico.pt/2022/09/29/p3/noticia/est...

Aos professores, exige-se o impossível: que tomem conta do elevador

Independentemente de todas as outras razões, estamos em crer que muito do mal-estar que presentemente assola a classe docente tem origem numa falácia. Uma falácia é como se designa um conjunto de argumentos e raciocínios que parecem válidos, mas que não o são.   De há uns anos para cá, instalou-se neste país uma falácia que tarda em desfazer-se. Esse nefasto equivoco nasceu quando alguém falaciosamente quis que se confundisse a escola pública com um elevador, mais concretamente, com um “elevador social”.   Aos professores da escola pública exige-se-lhes que sejam ascensoristas, quando não é essa a sua vocação, nem a sua missão. Eventualmente, os docentes podem até conseguir que alguns alunos levantem voo e se elevem até às altas esferas do conhecimento, mas fazê-los voar é uma coisa, fazê-los subir de elevador é outra.   É muito natural, que sinta um grande mal-estar, quem foi chamado a ensinar a voar e constate agora que se lhe pede outra coisa, ou seja, que faça...

Luzes, câmara, ação!

  Aqui vos deixamos algumas atividades desenvolvidas com alunos de 2° ano no sentido de promover uma educação cinematográfica. Queremos que aprendam a ver imagens e não tão-somente as consumam. https://padlet.com/asofiacvieira/q8unvcd74lsmbaag