Avançar para o conteúdo principal

Fotografias há muitas, mas só poucas são arte

Fazem-se actualmente mais fotografias num só dia, do que no século XIX inteiro e em várias décadas do século XX combinadas, e isto já para não referir épocas anteriores.


A verdade é que nunca houve tantas fotografias, calcula-se que sejam tiradas entre 5 a 6 mil milhões de fotografias por dia, o mesmo é dizer, cerca de 60.000 fotos por segundo em todo o mundo.


Somos diariamente confrontados com essa avalanche de imagens fotográficas, umas chegar-nos-ão por razões pessoais, outras por motivos profissionais e as demais terão objectivos publicitários, informativos ou de mero entretenimento.


Muito mais raro é vermos imagens fotográficas por razões estéticas ou artísticas. Sim, embora haja muito quem o faça, ainda assim não é a coisa mais comum deste mundo, olharmos para fotos como sendo estas obras de arte.


Uma obra de arte, ao contrário dos milhões de imagens que se produzem todos os dias, requer tempo para que a contemplemos, ou seja, uma boa fotografia artística não é para ser vista no contexto do scroll infinito. Abaixo uma imagem de 1932 da autoria de Henri Cartier-Bresson.



Henri Cartier-Bresson venceu o Prémio Hasselblad em 1982, sendo que este é considerado o prémio internacional de fotografia mais prestigiado do mundo, é como se fosse o Nobel da fotografia.


Falamos do Prémio Hasselblad porque este pode ser uma espécie de guia, para quem queira olhar para fotografias que são obras de arte e não apenas imagens. Ao percorrermos a lista dos vencedores do dito prémio, encontramos o nome de alguns dos melhores fotógrafos de sempre, sendo essa uma boa forma de sabermos quais são as mais belas fotografias artísticas que existem.


Nós percorremos essa lista e escolhemos algumas das fotos de que mais gostamos. Aquelas que escolhemos, são imagens que vão num sentido oposto aos milhões de outras com que os jornais, as TV’s e as redes sociais nos bombardeiam todos os dias.


Todas essas imagens que nos chegam em catadupa caracterizam-se pelo seu imediatismo e por serem extremamente explícitas, espectaculares, muito emocionais e por desejarem ardentemente capturar a atenção de alguém, nem que seja por uns meros segundos.


No fundo, são imagens que gritam “estou aqui, olhem para mim”. Nós escolhemos fotografias de um outro tipo, das quais se desprende uma espécie de poesia visual, um silêncio meditativo.


Em 1998, o vencedor do Prémio Hasselblad foi o fotógrafo norte-americano William Eggleston, sendo que, a imagem desse autor de que mais gostamos é esta abaixo, “The Red Ceiling”. É uma foto fascinante.


Eggleston defendia um olhar "democrático" onde todos os assuntos, por banais que fossem, tinham o mesmo valor. “The Red Ceiling” é amplamente considerada a sua mais marcante fotografia. A imagem retrata um tecto pintado com um vermelho vibrante e visceral, que contrasta com os fios eléctricos brancos e com uma única lâmpada incandescente nua.


Apesar da sua forte cor, nada em “The Red Ceiling” grita ou é espectacular, vemos tão simplesmente um vulgar tecto, uma mera lâmpada e fios, todavia, nesta imagem há poesia.


Vejamos uma outra imagem. A holandesa Rineke Dijkstra venceu o Prémio Hasselblad em 2017. A artista viajou por Portugal onde desenvolveu um trabalho em locais emblemáticos da cultura tauromáquica, tentando capturar a vulnerabilidade humana após um momento de extremo esforço e perigo.


Em 1994 Rineke Dijkstra passou duas semanas a fotografar forcados amadores de Vila Franca de Xira imediatamente após saírem da arena. O seu objectivo era registar o contraste entre a pose formal e os traços reais da experiência física: o suor, a exaustão, a dor e o sangue.


Os retratos frontais desconstroem a pose arquetípica do herói invulnerável, revelando pelo contrário a fragilidade, o choque e a humanidade crua, após uma experiência limite de quase-morte e de camaradagem.


Os retratos de Rineke Dijkstra dão a ver pessoas, mas de um modo completamente oposto, às poses dos retratos que muitos apresentam nos seus perfis digitais.


Vamos a um outro fotógrafo vencedor do Prémio Hasselblad, Lee Friedlander, venceu-o em 2005. Nós gostamos de Friedlander pela forma como ele utilizava as vitrines das lojas, as janelas e os espelhos para sobrepor o interior e o exterior das ruas de Manhattan.


As suas composições quebravam intencionalmente as regras tradicionais da fotografia e incluíam elementos fragmentados que criavam imagens complexas e dinâmicas.


Na fotografia abaixo, “Revolving Door” de 1963, em vez de isolar os sujeitos, Lee Friedlander usa os caixilhos de metal e as transparências do vidro para criar molduras dentro de molduras. O resultado é uma composição geométrica quase labiríntica, onde o espaço público e o privado se fundem de forma totalmente ambígua, o mesmo é dizer, não explícita.


Nas fotografias de Friedlander estamos muito longe dos milhões de fotografias onde tudo é explícito e pode literalmente ser visto e compreendido em dois segundos.


A francesa Sophie Ristelhueber venceu o Prémio Hasselblad em 2025. Afastando-se do fotojornalismo tradicional, a sua prática foca-se nas marcas, ruínas e cicatrizes deixadas por conflitos armados ou catástrofes naturais na paisagem.


Em vez de documentar a violência imediata, Ristelhueber capta o rescaldo e a memória do que sucedeu. O seu trabalho aproxima-se frequentemente da abstração, transformando superfícies feridas em representações de vestígios, cesuras ou texturas.


Contemplando as suas fotos, sabemos que houve um qualquer acontecimento violento e traumático, porém, não o vemos explícita e pornograficamente exibido.


Um outro vencedor do Prémio Hasselblad foi Joan Fontcuberta, que o venceu em 2013. As suas criações mais célebres assentam em farsas brilhantemente orquestradas que expõem a fragilidade da nossa credulidade.


Em 1997, o artista criou a narrativa de Ivan Istochnikov, um cosmonauta soviético que teria desaparecido misteriosamente no espaço em 1968 e cujos vestígios foram apagados pelo regime comunista. Istochnikov era, na verdade, o próprio Fontcuberta disfarçado, mas a história foi tratada como facto histórico verídico por vários órgãos de comunicação social da época.


Antes, em 1984, Joan Fontcuberta utilizou detritos industriais e urbanos, cordas, plásticos e restos de plantas, para moldar e fotografar pseudo-espécies vegetais com o aspecto rigoroso da fotografia científica-botânica.


Fotografadas em estúdio, a preto e branco, contra um fundo neutro e com uma iluminação suave e cirúrgica, as falsas plantas ganham uma elegância inquestionável. Em boa verdade, se uma imagem de um pedaço de plástico retorcido for exibida num museu com uma etiqueta em latim, o cérebro dos visitantes processa-a imediatamente como uma maravilha da botânica.


Joan Fontcuberta demonstrou assim como a técnica fotográfica consegue conferir beleza, dignidade e vida a objectos decorrentes da poluição e do desperdício humano.


E pronto, com Fontcuberta terminamos esta nossa apresentação de algumas imagens fotográficas que são também e sobretudo, obras de arte. Vale a pena contemplá-las para limparmos o olhar desses milhões de fotografias que diariamente se produzem, mas que genericamente nada têm de poético ou de artístico.


Já agora, e mesmo para acabar, a foto inicial é de Graciela Iturbide, a mexicana vencedora do Prémio Hasselblad em 2008.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os professores vão fazer greve em 2023? Mas porquê? Pois se levam uma vida de bilionários e gozam à grande

  Aproxima-se a Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. A esse propósito, lembrámo-nos que serão pouquíssimos, os que, como os professores, gozam do privilégio de festejarem mais do que uma vez num mesmo ano civil, o Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. Com efeito, a larguíssima maioria da população, comemora o Fim de Ano exclusivamente a 31 de dezembro e o Ano Novo unicamente a 1 de janeiro. Contudo, a classe docente, goza também de um fim de ano algures no final do mês de julho, e de um Ano Novo para aí nos princípios de setembro.   Para os nossos leitores cuja agilidade mental eventualmente esteja toldada pelos tantos comes e bebes ingeridos na época natalícia, explicitamos que o fim do ano letivo é em julho e o início em setembro. É disso que aqui falamos, esclarecemos nós, para o caso dessa subtil alusão ter escapado a alguém.   Para além da classe docente, são poucos os que têm esta oportunidade, ou seja, a de ter múltiplas passagens de ano num só e mesmo ano...

Que bela vida a de professor

  Quem sendo professor já não ouviu a frase “Os professores estão sempre de férias”. É uma expressão recorrente e todos a dizem, seja o marido, o filho, a vizinha, o merceeiro ou a modista. Um professor inexperiente e em início de carreira, dar-se-á ao trabalho de explicar pacientemente aos seus interlocutores a diferença conceptual entre “férias” e “interrupção letiva”. Explicará que nas interrupções letivas há todo um outro trabalho, para além de dar aulas, que tem de ser feito: exames para vigiar e corrigir, elaborar relatórios, planear o ano seguinte, reuniões, avaliações e por aí afora. Se o professor for mais experiente, já sabe que toda e qualquer argumentação sobre este tema é inútil, pois que inevitavelmente o seu interlocutor tirará a seguinte conclusão : “Interrupção letiva?! Chamem-lhe o quiserem, são férias”. Não nos vamos agora dedicar a essa infrutífera polémica, o que queremos afirmar é o seguinte: os professores não necessitam de mais tempo desocupado, necessitam s...

Se a escola não mostrar imagens reais aos alunos, quem lhas mostrará?

  Que imagem é esta? O que nos diz? Num mundo em que incessantemente nos deparamos com milhares de imagens desnecessárias e irrelevantes, sejam as selfies da vizinha do segundo direito, sejam as da promoção do Black Friday de um espetacular berbequim, sejam as do Ronaldo a tirar uma pastilha elástica dos calções, o que podem ainda imagens como esta dizer-nos de relevante? Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no pré-escolar a idade média dos docentes é de 54 anos, no 1.º ciclo de 49 anos, no 2.º ciclo de 52 anos e no 3.º ciclo e secundário situa-se nos 51 anos. Feitas as contas, é quase tudo gente da mesma criação, vinda ao mundo ali entre os finais da década de 60 e os princípios da de 70. Por assim ser, é tudo gente que viveu a juventude entre os anos 80 e os 90 e assistiu a uma revolução no mundo da música. Foi precisamente nessa época que surgiu a MTV, acrónimo de Music Television. Com o aparecimento da MTV, a música deixou de ser apenas ouvida e pa...

Chove na alma de Portugal - Capítulo III

Continuamos hoje esta nossa série de textos dedicados à alma portuguesa, sendo que nos dias que correm, só há uma certeza, a de que chove, e muito. A lusitana nação pode ser tudo ou não ser nada, mas o que é certo, é o que nos últimos tempos está constantemente toda encharcada. Não é comum vivermos desta forma, nesta espécie de contínuo dilúvio, mas ainda assim, é possível entrevermos a alma portuguesa, mesmo com tanta e tão intensa chuva. Para tal, nada melhor do que falarmos da poesia nacional. Vejamos para começarmos, este breve poema de Nuno Júdice (1949-2024): Chove como sempre. E, sempre que chove, as pessoas abrigam-se (as que não estavam à espera que chovesse); ou abrem, simplesmente, o chapéu-de-chuva - de preferência com fecho automático. Porque, quando chove, todos temos de fazer alguma coisa: até nós, que estamos dentro de casa. Vão, uns, até à janela, comentando: "Que Inverno!" sentam-se, outros, com um papel à frente: e escrevem um poema, como este. Diga-se de p...

A alma de Portugal cheira a peixe - Capítulo IV e final

  Para terminarmos esta nossa série de textos dedicados à alma de Portugal, vamos ser simultaneamente peixeiros, poéticos e populares. Todavia, não o seremos necessariamente por esta ordem, ou seja, iremos efabular acerca desta tríade de assuntos, peixes, poemas e uma música popular, mas sem estabelecermos qualquer hierarquia entre esses três temas. Poder-se-ia bem dizer que temos um triângulo de temáticas, ou seja, uma figura geométrica com três lados iguais e os respectivos vértices onde cada uma das linhas se encontra com as restantes. Significa isto, entre outras coisas, que hoje nos vamos concentrar na poesia nacional, no peixe fresco e numa canção popular, uma trindade que a nosso ver, reflecte plenamente a alma portuguesa. Comecemos por um dos vértices do dito triângulo temático, a saber, o que une peixe e poesia. Bem sabemos que nesta nossa amada pátria, há quem seja muito intelectual e que, por consequência disso, não goste de misturar poesia com peixe. Para a fina intelec...

American Friends

  Há muito quem por cá, e também pelo resto da Europa, sofra de um complexo de superioridade relativamente aos Estados Unidos da América. É certo que nos últimos tempos se têm verificado na grande nação norte-americana, alguns acontecimentos mais inusitados, contudo, e ainda assim, há poucas razões para alguém no chamado velho continente, se sentir superior às gentes dos bons USA.   São muitos os exemplos que se poderiam apresentar, de como os EUA´s são superiores à Europa em quase tudo o que fazem, todavia, nós escolhemos ao dia de hoje, centrar a nossa atenção em apenas um desses aspectos, a saber, na estreita e íntima relação existente entre universidades e arte.   Só para iniciarmos a conversa, veja-se a imagem abaixo do   Weisman Art Museum, pertencente à Universidade do Minnesota.                     O edifício do museu da Universidade do Minnesota foi...

A propósito de “rankings”, lembram-se dos ABBA? Estavam sempre no Top One.

Os ABBA eram suecos e hoje vamos falar-vos da Suécia. Apetecia-nos tanto falar de “rankings” e de como e para quê a comunicação social os inventou há uma boa dúzia de anos. Apetecia-nos tanto comentar comentadores cujos títulos dos seus comentários são “Ranking das escolas reflete o fracasso total no ensino público”. Apetecia-nos tanto, mas mesmo tanto, dizer o quão tendenciosos são e a quem servem tais comentários e o tão equivocados que estão quem os faz. Apetecia-nos tanto, tanto, mas no entanto, não. Os “rankings” são um jogo a que não queremos jogar. É um jogo cujo resultado já está decidido à partida, muito antes sequer da primeira jogada. Os dados estão viciados e sabemos bem o quanto não vale a pena dizer nada sobre esse assunto, uma vez que desde há muito, que está tudo dito: “Les jeux sont faits”.   Na época em que a Inglaterra era repetidamente derrotada pela Alemanha, numa entrevista, pediram ao antigo jogador inglês Gary Lineker que desse uma definição de futebol...

Avaliação de Desempenho Docente: serão os professores uns eternos adolescentes?

  Há já algum tempo que os professores são uma das classes profissionais que mais recorre aos serviços de psicólogos e psiquiatras. Parece que agora, os adolescentes lhes fazem companhia. Aparentemente, uns por umas razões, outros por outras completamente diferentes, tanto os professores como os adolescentes, são atualmente dos melhores e mais assíduos clientes de psicólogos e psiquiatras.   Se quiserem saber o que pensam os técnicos e especialistas sobre o que se passa com os adolescentes, abaixo deixamos-vos dois links, um do jornal Público e outro do Expresso. Ambos nos parecem ser um bom ponto de partida para aprofundar o conhecimento sobre esse tema.   Quem porventura quiser antes saber o que pensamos nós, que não somos técnicos nem especialistas, nem nada que vagamente se assemelhe, pode ignorar os links e continuar a ler-nos. Não irão certamente aprender nada que se aproveite, mas pronto, a escolha é vossa. https://www.publico.pt/2022/09/29/p3/noticia/est...

Aos professores, exige-se o impossível: que tomem conta do elevador

Independentemente de todas as outras razões, estamos em crer que muito do mal-estar que presentemente assola a classe docente tem origem numa falácia. Uma falácia é como se designa um conjunto de argumentos e raciocínios que parecem válidos, mas que não o são.   De há uns anos para cá, instalou-se neste país uma falácia que tarda em desfazer-se. Esse nefasto equivoco nasceu quando alguém falaciosamente quis que se confundisse a escola pública com um elevador, mais concretamente, com um “elevador social”.   Aos professores da escola pública exige-se-lhes que sejam ascensoristas, quando não é essa a sua vocação, nem a sua missão. Eventualmente, os docentes podem até conseguir que alguns alunos levantem voo e se elevem até às altas esferas do conhecimento, mas fazê-los voar é uma coisa, fazê-los subir de elevador é outra.   É muito natural, que sinta um grande mal-estar, quem foi chamado a ensinar a voar e constate agora que se lhe pede outra coisa, ou seja, que faça...

Luzes, câmara, ação!

  Aqui vos deixamos algumas atividades desenvolvidas com alunos de 2° ano no sentido de promover uma educação cinematográfica. Queremos que aprendam a ver imagens e não tão-somente as consumam. https://padlet.com/asofiacvieira/q8unvcd74lsmbaag