Avançar para o conteúdo principal

Insólitas metamorfoses, pessoas extraordinárias, invulgares invenções e um “twist” no fim


Hoje vamos contar-vos histórias de pessoas extraordinárias e de fantásticos acontecimentos e inventos. Falaremos aqui de gente e de eventos tão fenomenais, que parecem ser inacreditáveis.

Estranhamente tudo isso foi esquecido ao longo do tempo e actualmente ninguém se recorda desses prodigiosos indivíduos e dessas sensacionais ocorrências, que agora vamos lembrar e evocar.

Se procurarmos o seu nome numa enciclopédia ou na internet, não o iremos encontrar, é como se Jean-Luc Marcel (1902–1968) nunca tivesse sequer existido. É um imenso mistério, a forma como quer a sua obra, quer até o próprio nome deste escritor, não se descobrem em lugar algum.

Jean-Luc Marcel foi um poeta, contista e ensaísta francês. Consideravam-no uma das vozes mais viscerais e independentes do movimento surrealista parisiense. Tinha um temperamento errático e celebrizou-se pela publicação de um livro de contos intitulado "O Manifesto da Carne Insubmissa" (1929), obra em que contava histórias de órgãos do corpo humano, que possuíam desejos independentes da mente do indivíduo a que pertenciam.

Marcel viveu toda a sua existência sozinho num apartamento repleto de conchas marinhas, relógios sem ponteiros e manequins de cera, tendo nele falecido em 1968.

Façamos um resumo de um dos seus mais surreais contos:

“O umbigo estava cansado de o ser, pois era apenas uma cicatriz concêntrica, um quase nada no meio do deserto da barriga. Ele escutava segredos que vinham de mais abaixo. Sabia que, alguns centímetros a sul, existia um abismo húmido e sagrado, um portal desejável: a vagina.
O umbigo não queria ser apenas a memória de um cordão umbilical cortado, queria ser o próprio início, queria a profundidade. Numa noite de eclipse lunar, procurou o seu destino e uma fusão começou. O umbigo alcançou a humidade interior, o calor que gera marés e mitos.
Ao amanhecer, a transformação completara-se. O umbigo já não era um nó de carne tinha-se tornado numa fenda vertical, tão profunda e abismal, como um pensamento a desabrochar na mente de um poeta louco.”


Falemos agora de um outro personagem esquecido, Ivan Istochnikov, um cosmonauta soviético que desapareceu misteriosamente no espaço em 25 de Outubro de 1968, a bordo da nave Soyuz 2, juntamente com a sua cadela Kloka.

Nascido na União Soviética, Ivan Istochnikov teve uma carreira militar exemplar, tornando-se ainda novo coronel e piloto da Força Aérea. Ivan era um pioneiro cósmico, alguém que acreditava ser possível ir-se sempre ainda mais longe. Tinha uma alma aventureira e sua confiança era inabalável.

No entanto, nessa viagem a bordo da nave Soyuz 2 algo falhou. O quê, não se sabe. Para não admitir o fracasso de uma missão em plena corrida espacial contra os Estados Unidos, o governo soviético (o Kremlin) eliminou sistematicamente todos o traços da existência do cosmonauta.

Apagou o seu rastro dos documentos oficiais, retocou fotografias históricas para o remover da imagem e forçou a sua família ao isolamento e ao mais absoluto silêncio sobre tudo o que sucedeu.

Abaixo, à esquerda uma das poucas imagens que restam do cosmonauta Ivan Istochnikov. À direita vemos outras duas imagens, na primeira, na original, ele aparece, na segunda, a retocada, a sua figura foi eliminada.


O escritor Jean-Luc Marcel e o cosmonauta Ivan Istochnikov tiveram o mesmo destino póstumo, ou seja, o total esquecimento. Outro tanto aconteceu ao zoólogo germânico Dr. Peter Ameisenhaufen.

O Dr. Peter Ameisenhaufen nasceu em Munique no ano de 1895. Estudou medicina e ciências naturais e desde cedo demonstrou um interesse profundo pela zoologia evolutiva e por anomalias morfológicas que desafiavam as teses de Charles Darwin.

Ameisenhaufen defendia teorias consideradas "heréticas" pela comunidade científica da sua época. Ele não acreditava numa evolução linear e gradual, mas sim em metamorfoses drásticas, argumentando que a natureza criava formas de vida complexas e bizarras que a ciência tradicional insistia em ignorar ou esconder.

Para provar as suas teorias, passou grande parte das décadas de 30 e 40 do século XX a viajar pelo mundo em expedições secretas e solitárias. Nos seus cadernos de apontamentos, o Dr. Ameisenhaufen documentou viagens a locais remotos e inóspitos, onde alegava ter descoberto espécimes vivos de animais híbridos, como por exemplo, répteis voadores e mamíferos com características de anfíbios.

Em 1955 enquanto realizava pesquisas na Suécia, o Dr. Ameisenhaufen desapareceu subitamente sem deixar vestígios. Todos os seus diários, cadernos, fotografias, relatórios, radiografias e gravações ficaram trancados e esquecidos num arquivo privado na Suécia.

Porém, em 1980 esse arquivo foi descoberto, vindo-se então a saber que dele constavam imagens de animais bizarros como, entre outros, uma serpente com doze patas que paralisava as suas presas com um assobio agudo, uma espécie de macaco com asas e um chifre de unicórnio na testa, e ainda um esquilo com patas de pato e cauda de cobra.

Abaixo uma das imagens descobertas no arquivo esquecido do Dr. Ameisenhaufen.


Apesar do seu arquivo ter sido redescoberto há décadas, o Dr. Peter Ameisenhaufen permanece um desconhecido no mundo científico e não só. Na verdade, o seu destino póstumo não foi diferente daqueles que tiveram o escritor Jean-Luc Marcel e o cosmonauta Ivan Istochnikov, a saber, o completo olvido.

O que é certo, é que a História contada nos manuais e enciclopédias, está condicionada pelos decretos, interesses e vontades das autoridades. A História nunca nos fala daqueles que, por alguma razão, não se enquadram na narrativa oficial.

Alguém como Jean-Luc Marcel, que escrevia imorais contos em que um umbigo se metamorfoseia numa vagina, estava condenado a ser esquecido. De mesmo modo, um cosmonauta aventureiro desaparecido no espaço estava destinado a que a sua história fosse apagada. De forma idêntica, um zoólogo com teorias consideradas heréticas pela ciência oficial iria inevitavelmente cair na mais total obscuridade.

Sim, a História, a Ciência, a sociedade, as universidades, os governos e as autoridades, e a moral e os bons costumes não apreciam aventuras, divergências, originalidades e outras inconveniências, razão pela qual, Jean-Luc Marcel, Ivan Istochnikov e o Dr. Peter Ameisenhaufen foram condenados ao oblívio.


As três personagens históricas que já referimos, são hoje em dia quase totalmente desconhecidas, todavia, a personagem de que vamos em seguida falar ainda o é mais.

Com efeito, o seu atrevimento conceptual, artístico e científico foi mais além de que todos os restantes, tendo por isso, e muito previsivelmente, sido remetido pela História oficial ao mais completo esquecimento.

Corria um vento gelado num dia de Inverno no ano de 1888. O vento soprava forte contra as janelas do laboratório e atelier de Miloš Horáček, situado num beco sombio do bairro de Holešovice em Praga.

Miloš era simultaneamente cientista e artista, e era em ambas as áreas bastante respeitado. A sua vida mudou quando nesse dia recebeu a visita do velho Conde Erich Von Schlick, um aristocrata austro-húngaro com a saúde já debilitada, mas cujo apetite pelas cortesãs dos teatros de Praga se mantinha intacto.

Ao Conde Erich Von Schlick, os médicos diziam-lhe que o coração não aguentaria o esforço, mas ele recusava-se a morrer num mar de tédio, por isso pediu a Miloš que criasse uma cadeira na qual o seu corpo não fizesse esforço, mas onde o prazer fosse absoluto.

Miloš aceitou a encomenda. Passou meses trancado, desenhando esquemas que misturavam ciência e arte. O resultado foi a secretamente baptizada “Cadeira de Praga”.

Diferente de qualquer móvel da época, a invenção de Miloš era uma obra-prima. O artista-cientista criou linhas anatómicas que abraçavam o corpo humano, concebeu um complexo sistema que permitia uma coreografia fluida, sem esforço para duas pessoas em perfeita harmonia espiritual e física.

O Conde Erich Von Schlick ficou satisfeitíssimo e posteriormente a fama da "Cadeira de Praga" espalhou-se rapidamente pela alta sociedade de Viena, Budapeste e Paris. No entanto, numa madrugada de denso nevoeiro, a polícia secreta arrombou a porta do laboratório e atelier de Miloš.

Sob ordens directas do próprio imperador, confiscaram o protótipo da “Cadeira de Praga” e todos os desenhos originais e esquemas preparatórios foram queimados. Segundo as autoridades, tratou-se tão-somente de uma operação de apreensão de material subversivo capaz de corromper a moral pública e a própria dinastia imperial.

Como consequência dessa ação policial, o legado de Miloš Horáček como criador da erótica “Cadeira de Praga” foi obliterado e a História esqueceu-o para todo o sempre.


Aqui chegados, um “twist”, o cosmonauta soviético Ivan Istochnikov e o zoólogo germânico Peter Ameisenhaufen nunca existiram, são personagens fictícios inventados pelo fotógrafo catalão Joan Fontcuberta.

Como nós não quisemos ficar atrás de Fontcuberta, criámos para este texto o escritor francês Jean-Luc Marcel e o artista-cientista checo Miloš Horáček, que também nunca existiram. Fomos nós, os que aqui escrevemos, que os inventámos.

Fontcuberta é um dos mais consagrados fotógrafos da actualidade, a sua obra é marcada por uma profunda reflexão crítica sobre a imagem, utiliza frequentemente a paródia, a ironia e a farsa para questionar a veracidade da fotografia e desconstruir a ideia de que uma imagem serve como prova irrefutável da realidade.

A premissa artística de Fontcuberta é desafiar o público a questionar aquilo que vê e a desconfiar da fotografia enquanto "prova irrefutável do real".

Fontcuberta ataca o mito histórico de que "a câmara não mente". O autor utiliza a metáfora bíblica do beijo de Judas para ilustrar a natureza traiçoeira da imagem. A fotografia apresenta-se com uma promessa de fidelidade à realidade (documento, prova, verdade), mas em segredo, como Judas, consuma uma traição irremediável.

O que Fontcuberta faz é explorar o lado obscuro das imagens fotográficas. Acredita-se que a fotografia é a verdade, mas não. Fontcuberta usa a fotografia para nos mostrar que nada é o que nos mostram. Não há verdade nas imagens, pois nelas literalmente tudo é manipulável.


As imagens que acompanham este texto são todas de Joan Fontcuberta, fotógrafo que anda nestes dias por Lisboa. No Museu da Água podemos actualmente ver a exposição “Wunderkammer”, onde o artista nos apresenta uma série de obras que questionam as fronteiras entre a realidade e a ficção, e colocam em causa a veracidade das imagens fotográficas.

Assim sendo, é ir, pois a exposição no Museu da Água existe mesmo, não fomos nós que a inventámos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Os professores vão fazer greve em 2023? Mas porquê? Pois se levam uma vida de bilionários e gozam à grande

  Aproxima-se a Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. A esse propósito, lembrámo-nos que serão pouquíssimos, os que, como os professores, gozam do privilégio de festejarem mais do que uma vez num mesmo ano civil, o Fim de Ano e o subsequente Ano Novo. Com efeito, a larguíssima maioria da população, comemora o Fim de Ano exclusivamente a 31 de dezembro e o Ano Novo unicamente a 1 de janeiro. Contudo, a classe docente, goza também de um fim de ano algures no final do mês de julho, e de um Ano Novo para aí nos princípios de setembro.   Para os nossos leitores cuja agilidade mental eventualmente esteja toldada pelos tantos comes e bebes ingeridos na época natalícia, explicitamos que o fim do ano letivo é em julho e o início em setembro. É disso que aqui falamos, esclarecemos nós, para o caso dessa subtil alusão ter escapado a alguém.   Para além da classe docente, são poucos os que têm esta oportunidade, ou seja, a de ter múltiplas passagens de ano num só e mesmo ano...

Que bela vida a de professor

  Quem sendo professor já não ouviu a frase “Os professores estão sempre de férias”. É uma expressão recorrente e todos a dizem, seja o marido, o filho, a vizinha, o merceeiro ou a modista. Um professor inexperiente e em início de carreira, dar-se-á ao trabalho de explicar pacientemente aos seus interlocutores a diferença conceptual entre “férias” e “interrupção letiva”. Explicará que nas interrupções letivas há todo um outro trabalho, para além de dar aulas, que tem de ser feito: exames para vigiar e corrigir, elaborar relatórios, planear o ano seguinte, reuniões, avaliações e por aí afora. Se o professor for mais experiente, já sabe que toda e qualquer argumentação sobre este tema é inútil, pois que inevitavelmente o seu interlocutor tirará a seguinte conclusão : “Interrupção letiva?! Chamem-lhe o quiserem, são férias”. Não nos vamos agora dedicar a essa infrutífera polémica, o que queremos afirmar é o seguinte: os professores não necessitam de mais tempo desocupado, necessitam s...

Se a escola não mostrar imagens reais aos alunos, quem lhas mostrará?

  Que imagem é esta? O que nos diz? Num mundo em que incessantemente nos deparamos com milhares de imagens desnecessárias e irrelevantes, sejam as selfies da vizinha do segundo direito, sejam as da promoção do Black Friday de um espetacular berbequim, sejam as do Ronaldo a tirar uma pastilha elástica dos calções, o que podem ainda imagens como esta dizer-nos de relevante? Segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no pré-escolar a idade média dos docentes é de 54 anos, no 1.º ciclo de 49 anos, no 2.º ciclo de 52 anos e no 3.º ciclo e secundário situa-se nos 51 anos. Feitas as contas, é quase tudo gente da mesma criação, vinda ao mundo ali entre os finais da década de 60 e os princípios da de 70. Por assim ser, é tudo gente que viveu a juventude entre os anos 80 e os 90 e assistiu a uma revolução no mundo da música. Foi precisamente nessa época que surgiu a MTV, acrónimo de Music Television. Com o aparecimento da MTV, a música deixou de ser apenas ouvida e pa...

Chove na alma de Portugal - Capítulo III

Continuamos hoje esta nossa série de textos dedicados à alma portuguesa, sendo que nos dias que correm, só há uma certeza, a de que chove, e muito. A lusitana nação pode ser tudo ou não ser nada, mas o que é certo, é o que nos últimos tempos está constantemente toda encharcada. Não é comum vivermos desta forma, nesta espécie de contínuo dilúvio, mas ainda assim, é possível entrevermos a alma portuguesa, mesmo com tanta e tão intensa chuva. Para tal, nada melhor do que falarmos da poesia nacional. Vejamos para começarmos, este breve poema de Nuno Júdice (1949-2024): Chove como sempre. E, sempre que chove, as pessoas abrigam-se (as que não estavam à espera que chovesse); ou abrem, simplesmente, o chapéu-de-chuva - de preferência com fecho automático. Porque, quando chove, todos temos de fazer alguma coisa: até nós, que estamos dentro de casa. Vão, uns, até à janela, comentando: "Que Inverno!" sentam-se, outros, com um papel à frente: e escrevem um poema, como este. Diga-se de p...

A alma de Portugal cheira a peixe - Capítulo IV e final

  Para terminarmos esta nossa série de textos dedicados à alma de Portugal, vamos ser simultaneamente peixeiros, poéticos e populares. Todavia, não o seremos necessariamente por esta ordem, ou seja, iremos efabular acerca desta tríade de assuntos, peixes, poemas e uma música popular, mas sem estabelecermos qualquer hierarquia entre esses três temas. Poder-se-ia bem dizer que temos um triângulo de temáticas, ou seja, uma figura geométrica com três lados iguais e os respectivos vértices onde cada uma das linhas se encontra com as restantes. Significa isto, entre outras coisas, que hoje nos vamos concentrar na poesia nacional, no peixe fresco e numa canção popular, uma trindade que a nosso ver, reflecte plenamente a alma portuguesa. Comecemos por um dos vértices do dito triângulo temático, a saber, o que une peixe e poesia. Bem sabemos que nesta nossa amada pátria, há quem seja muito intelectual e que, por consequência disso, não goste de misturar poesia com peixe. Para a fina intelec...

American Friends

  Há muito quem por cá, e também pelo resto da Europa, sofra de um complexo de superioridade relativamente aos Estados Unidos da América. É certo que nos últimos tempos se têm verificado na grande nação norte-americana, alguns acontecimentos mais inusitados, contudo, e ainda assim, há poucas razões para alguém no chamado velho continente, se sentir superior às gentes dos bons USA.   São muitos os exemplos que se poderiam apresentar, de como os EUA´s são superiores à Europa em quase tudo o que fazem, todavia, nós escolhemos ao dia de hoje, centrar a nossa atenção em apenas um desses aspectos, a saber, na estreita e íntima relação existente entre universidades e arte.   Só para iniciarmos a conversa, veja-se a imagem abaixo do   Weisman Art Museum, pertencente à Universidade do Minnesota.                     O edifício do museu da Universidade do Minnesota foi...

A propósito de “rankings”, lembram-se dos ABBA? Estavam sempre no Top One.

Os ABBA eram suecos e hoje vamos falar-vos da Suécia. Apetecia-nos tanto falar de “rankings” e de como e para quê a comunicação social os inventou há uma boa dúzia de anos. Apetecia-nos tanto comentar comentadores cujos títulos dos seus comentários são “Ranking das escolas reflete o fracasso total no ensino público”. Apetecia-nos tanto, mas mesmo tanto, dizer o quão tendenciosos são e a quem servem tais comentários e o tão equivocados que estão quem os faz. Apetecia-nos tanto, tanto, mas no entanto, não. Os “rankings” são um jogo a que não queremos jogar. É um jogo cujo resultado já está decidido à partida, muito antes sequer da primeira jogada. Os dados estão viciados e sabemos bem o quanto não vale a pena dizer nada sobre esse assunto, uma vez que desde há muito, que está tudo dito: “Les jeux sont faits”.   Na época em que a Inglaterra era repetidamente derrotada pela Alemanha, numa entrevista, pediram ao antigo jogador inglês Gary Lineker que desse uma definição de futebol...

Avaliação de Desempenho Docente: serão os professores uns eternos adolescentes?

  Há já algum tempo que os professores são uma das classes profissionais que mais recorre aos serviços de psicólogos e psiquiatras. Parece que agora, os adolescentes lhes fazem companhia. Aparentemente, uns por umas razões, outros por outras completamente diferentes, tanto os professores como os adolescentes, são atualmente dos melhores e mais assíduos clientes de psicólogos e psiquiatras.   Se quiserem saber o que pensam os técnicos e especialistas sobre o que se passa com os adolescentes, abaixo deixamos-vos dois links, um do jornal Público e outro do Expresso. Ambos nos parecem ser um bom ponto de partida para aprofundar o conhecimento sobre esse tema.   Quem porventura quiser antes saber o que pensamos nós, que não somos técnicos nem especialistas, nem nada que vagamente se assemelhe, pode ignorar os links e continuar a ler-nos. Não irão certamente aprender nada que se aproveite, mas pronto, a escolha é vossa. https://www.publico.pt/2022/09/29/p3/noticia/est...

Aos professores, exige-se o impossível: que tomem conta do elevador

Independentemente de todas as outras razões, estamos em crer que muito do mal-estar que presentemente assola a classe docente tem origem numa falácia. Uma falácia é como se designa um conjunto de argumentos e raciocínios que parecem válidos, mas que não o são.   De há uns anos para cá, instalou-se neste país uma falácia que tarda em desfazer-se. Esse nefasto equivoco nasceu quando alguém falaciosamente quis que se confundisse a escola pública com um elevador, mais concretamente, com um “elevador social”.   Aos professores da escola pública exige-se-lhes que sejam ascensoristas, quando não é essa a sua vocação, nem a sua missão. Eventualmente, os docentes podem até conseguir que alguns alunos levantem voo e se elevem até às altas esferas do conhecimento, mas fazê-los voar é uma coisa, fazê-los subir de elevador é outra.   É muito natural, que sinta um grande mal-estar, quem foi chamado a ensinar a voar e constate agora que se lhe pede outra coisa, ou seja, que faça...

Luzes, câmara, ação!

  Aqui vos deixamos algumas atividades desenvolvidas com alunos de 2° ano no sentido de promover uma educação cinematográfica. Queremos que aprendam a ver imagens e não tão-somente as consumam. https://padlet.com/asofiacvieira/q8unvcd74lsmbaag